Almada | A colina onde as leoas rugem

Um filme de Luàna Bajrami que pode ser visto no dia 15 de Março pelas 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

No original, “La Colline où Rugissent les Lionnes” é um filme de Luàna Bajrami, que pode ser visto no dia 15 de Março pelas 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça.

Um filme dentro do subgénero coming-of-age, que acompanha a rotina de três amigas adolescentes à procura de um futuro grandioso além da pequena aldeia no Kosovo onde sempre viveram. Cada uma possui diferentes problemas familiares e dúvidas existenciais, mas encontram umas nas outras o apoio necessário para fugir do que lhes foi imposto pela sociedade. Após todas sofrerem pesadas desilusões, as raparigas criam uma nova ligação em vários actos de rebeldia e crimes que trarão consequências profundas para todas. 

A realizadora revela com delicadeza a frustração de uma juventude fadada a ficar no mesmo lugar durante toda a vida, sem expectativas de realização profissional ou pessoal. O rugido das leoas do título, é o grito de desespero e, ao mesmo tempo, de libertação.

Luàna Bajrami participa na longa-metragem, interpreta Lena, uma jovem que representa o oposto das três protagonistas. Enquanto as três amigas não suportam a ideia de passar o resto das suas vidas no mesmo espaço, Lena surge da agitada cidade de Paris, encontrando conforto e tranquilidade naquela pequena comunidade. Num diálogo, que rapidamente revela um confronto de ideias, Qe (Flaka Latifi) assume que não consegue ter uma amiga como Lena, pois a jovem tem demasiados traços de personalidade diferentes dela. Ao mesmo tempo, Qe revela estar completamente enganada nessa percepção. As duas compartilham um sentimento importante que move todas as suas acções e pensamentos: a insatisfação com o lugar onde vivem. 

Luàna Bajrami tinha apenas 18 anos quando o Portrait de la Jeune Fille en Feu (2019) estreou na 72ª edição do Festival de Cannes e já demonstrava um talento precoce para a interpretação, sendo nomeada para o Prémio César na categoria de Melhor Actriz Revelação pelo seu papel secundário no filme de Céline Sciamma. Aos 20 anos, Bajrami apresenta o seu primeiro projecto como realizadora, argumentista e produtora: La Colline Où Rugissent les Lionnes. O resultado é um impressionante domínio cinematográfico vindo de uma artista tão nova, mas com muitas questões que ainda precisam de amadurecimento. O que Luàna Bajrami consegue fazer com poucos recursos e tão pouca experiência como realizadora é surpreendente.

©DR / O filme segue a rotina de três amigas adolescentes à procura de um futuro grandioso além da pequena aldeia no Kosovo onde sempre viveram

Ficha Técnica:

Título original : La Colline où Rugissent les Lionnes
Realização: Luàna Bajrami
Produtor: Pascal Judelewicz, Luàna Bajrami, Val Rahmani
Argumento: Luàna Bajrami
Elenco: Flaka Latifi, Uratë Shabani, Era Balaj, Andi Bajgora, Vlera Rrahmani, Luàna Bajrami
Direção de Fotografia: Hugo Paturel
Banda Sonora: Aldo Shllaku
Género: Drama
Origem: França, Kosovo, EUA
Ano: 2022
Duração: 84 min.
Classificação Etária: M/12


Preço: 3,00€ |Desconto de 50% para jovens e seniores

Bilheteira Online

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h
Sábado das 15h às 18h
1 hora antes do espectáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , ,