Almada | Acidente na Praça Gil Vicente corta metro à superfície
Grua por recolher de camião de recolha de lixo dos ecopontos arrasta consigo xclusivo cabos eléctricos do metro
Cerca da uma da manhã de hoje, um camião da Câmara Municipal de Almada (CMA) de recolha de lixo indiferenciado dos ecopontos enterrados, que circulava na Praça Gil Vicente em Almada com a grua por recolher, embateu nos cabos eléctricos de alimentação do metro à superfície, arrastando-os e fazendo-os soltarem-se dos postes.
Paulo Monteiro, morador na Praça Gil Vicente testemunhou o embate e, contou ao Almada Online em exclusivo como tudo aconteceu. “Eu estava na janela e vi como o camião que não recolheu a grua ao fazer a rotunda, embateu nos cabos eléctricos do metro. Ainda os levou consigo uns metros, mas parou logo depois. Fez muitas faíscas e algumas pessoas que se encontravam na paragem do metro fugiram assustadas. Foi um grande aparato. Alertei de imediato o 112 e a protecção civil. A PSP chegou logo de seguida e tomaram conta do ocorrido. Felizmente não houve feridos”.
Luis Oliveira, trabalhador na empresa Suma, estava nesse preciso momento a varrer a rua e também presenciou tudo. “O camião da CMA recolheu o lixo dos enterrados. Colocaram tudo no sítio mas entraram no camião sem baixar a grua. Ao fazerem a rotunda arremessaram os cabos de tensão do metro. O primeiro carro patrulha da PSP veio rápido e fecharam a estrada. Esperaram pelos bombeiros e protecção civil. Foi um grande susto, os cabos a caírem e as faíscas ali tão perto. Eu ia passar para o outro lado da estrada segundos antes, ainda bem que não o fiz.”
Quem se encontrava no metro a essa hora teve de seguir viagem pelos próprios meios, porque a circulação foi interrompida em ambos os sentidos, devido ao corte na corrente necessário para substitiuição dos cabos. Esta estava ainda a decorrer às 7 da manhã segundo Luis Oliveira, o que afectou os utentes do metro no início da manhã.
A Metro Transportes do Sul (MTS) comunicou às 8h da manhã que havia perturbações na circulação e horários, sendo que a circulação das Linhas 1 e 3 seria feita apenas em via única entre Cacilhas e a Bento Gonçalves.
Neste momento a circulação do metro à superfície já foi rstabelecida, tendo os cabos eléctricos afectados sido substituídos. Os danos foram apenas materiais.
acidente, Almada, Camião ecopontos, CMA, Exclusivo Almada Online, Metro à superficie, MST, Praça Gil Vicente, PSP, Transportes públicos
Pingback: Almada | Condicionamentos na circulação do metro - Almada online
Pingback: Almada | Condicionamentos no serviço do Metro até Domingo - Almada online
Pingback: Almada | Interrupção na circulação do Metro - Almada online