Almada | Bonecos de Santo Aleixo

Uma peça que pode ser vista dia 9 de Junho às 16h e 21h30, e dia 10 às 16h

O Centro Dramático de Évora (CENDREV), leva à cena do Teatro-Estúdio António Assunção (TEAA) a peça de marionetas de cultura popular.

A magia dos Bonecos de Santo Aleixo surpreende, assim que estes pequenos títeres de cortiça e madeira saltam para o cenário do retábulo de tecidos floridos, e consegue encantar o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma.

Entre a improvisação que resulta da interação com o público e a fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estas marionetas conseguem, na penumbra da sala, uma atmosfera que parece proceder de séculos atrás. A música, interpretada ao vivo com uma guitarra portuguesa, é outro atractivos desta peça.

Em 1981, o CENDREV iniciou o processo que levou à recuperação deste exemplar de teatro popular de bonecos do Alentejo, num processo conduzido pelo Mestre António Talhinhas, que com eles trabalhou mais de quarenta anos.

Do trabalho desenvolvido então no Teatro Garcia de Resende com os bonecos, resultou a constituição de uma “nova família” para assegurar a continuidade do trabalho que outras gerações de titeriteiros garantiram ao longo dos tempos. Tratando-se de uma manifestação artística transmitida oralmente de geração em geração, o trabalho realizado com o mestre António Talhinhas, último titeriteiro tradicional, quer no processo de recolha e fixação de todos os textos, quer na aprendizagem da realização do espetáculo, foi essencial.

“Com ele tudo se aprendeu, a manipulação e circulação dos bonecos, as características de cada personagem, a intervenção musical, assegurada ao vivo por uma guitarra portuguesa, a preparação do pês louro (resina de pinheiro) que garante os surpreendentes fogacheis, a feitura das pequenas velas dos anjos, a preparação das bombinhas artesanais e a utilização da candeia de azeite que garante a iluminação do retábulo onde o espectáculo acontece.”, declara o CENDREV

Os Bonecos de Santo Aleixo reencontraram naturalmente o seu novo espaço de intervenção artística, agora já não só no plano regional, mas também em todo o território nacional e até no estrangeiro, em muitas cidades onde participam em festivais internacionais de marionetas e, noutros casos, como embaixadores da cultura portuguesa. Já se apresentaram em Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Rússia, Polónia, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Índia, China, Tailândia, México, Moçambique, Brasil e Macau.

Poderá fazer reserva de bilhetes através do email tteaareservas@gmail.com, através dos telefones 212 723 660 ou 962 215 929, ou adquiri-los de 4ª a Sábado entre as 15h e as 18h30, e uma hora antes da sessão programada, na bilheteira do teatro. Não existe serviço de multibanco.

©Paulo Nuno Silva / CENDREV / Os diálogos dos Bonecos de Santo Aleixo, eram uma tradição transmitida oralmente.

Ficha Técnica:

Centro Dramático de Évora
Autoria: Tradição Popular
Interpretação: Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Victor Zambujo
Acompanhamento Musical:  Gil Salgueiro Nave, Guitarra Portuguesa

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,