Almada | Broker de Hirokazu Koreeda
Um filme que pode ser visto no Auditório Fernando Lopes-Graça dia 11 às 21h
Sang-hyun é dono uma lavandaria num bairro pouco afamado de Seoul, mas vive permanentemente endividado por ser ameaçado pela mafia local que exige ao proprietário a habitual protecção paga. Dong-soo, cresceu num orfanato e trabalha numa associação que acolhe bebés abandonados, deixados numa caixa criada para esse fim.
Este é um filme sobre caixas. Mas umas caixas especiais, colocadas em igrejas, onde podem ser deixados bebés para que sejam entregues para adopção. Numa noite chuvosa, uma mãe regressa a uma igreja para buscar o seu bebé que tinha deixado ali para ser adoptado. Acaba por encontrar dois homens que roubam os bebés para os vender no mercado negro para adopção. O que os move, e principalmente Dong-soo, também ele um órfão, é afastar as crianças dessa rota de orfanatos, de esquemas burocráticos e de vidas em suspenso, numa longa espera sem verdadeiro afecto familiar. A partir desse encontro, os três decidem realizar uma viagem para entrevistar os potenciais pais adoptivos do seu filho, sem imaginar que a presença dessa criança irá marcar as suas vidas.
O filme no Festival de Cannes de 2022 ganhou os prémios de Selecção Oficial em Competição, Melhor Actor (Song Kang-ho) e, Prémio Ecuménico do Júri. Já no Festival Internacional de Munique de 2022 levou o troféu de Melhor Filme Internacional. No Festival de Veneza Hirokasu Koreeda venceu o Prémio Robert Bresson.
Conhecido por mapear afetos na mesma medida em que aborda temas sociais pertinentes, o japonês Hirokazu Koreeda continua a sua viagem pelo universo da identidade familiar, fugindo da tradição clássica que se agarra exclusivamente aos laços sanguíneos. Broker continua esse percurso, um percurso que dedica especial atenção à infância. O coração do filme está mesmo no trio adulto, no bebé, e num pequeno rapaz, também ele órfão, que unidos numa road trip particular formam uma nova família artificial, unida pelo coração e amor ao bebé.
Como é seu apanágio, Hirokazu Koreeda aborda a mise-en-scène com a delicadeza e discrição que lhe é reconhecida, depositando nos actores e nos seus pequenos gestos a empatia necessária para cativar o espectador. E aliado a isso, um guião rico em diálogos subtis, e uma banda-sonora capaz de se agarrar às cenas e ao espectador, mesmo que apenas sublinhe o trabalho que o cineasta tem feito ao longo de toda a carreira, ao invés de apontar uma qualquer nova direcção.
Ficha Técnica:
Realização: Hirokasu Koreeda
Produção: Eugene Lee
Argumento: Hirokasu Koreeda
Elenco: Song Kang-ho, Gang Dong-won, Bae Doona, IU, Lee Joo-young, Park Ji-yong, Lim Seung-soo, Lee Mu-saeng, Ryu Kyung-soo, Song Sae-byuk, Kim Sun-young, Lee Dong-hwi, Kim Sae-byuk, Park Hae-jun, Kang Gil-woo, Kim Yae-eun, Jung Ji-woo, Kim Keum-soon, Bek Hyun-jin, Oh Hee-joon
Director de Fotografia: Hong Kyung-Pyo
Ano: 2022
Duração: 129 minutos
Género: Drama
Origem: Japão
Idade: M/12
Preço: 3,00€ |Desconto de 50% para jovens e seniores
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo