Almada | Café Memória

Dia 10 de Dezembro, das 10h30 às 12h30, no Museu de Almada - Casa da Cidade

Este Sábado, 10 de Dezembro, das 10h30 às 12h30, realiza-se mais uma sessão presencial do Café Memória de Almada, no Museu de Almada – Casa da Cidade, como acontece a todos os segundos Sábados de cada mês.

O tema desta sessão será “Reavivar memórias de uma família”, a propósito do livro “O Bisavô” da escritora e convidada Maria João Lopo de Carvalho.

O Café Memória é um projecto dedicado a pessoas com problemas de memória, ou de demência e, aos seus cuidadores.  O seu objectivo é promover sessões sobre temas abrangentes na área da demência, desde a área da saúde (nutrição, cuidados prestados em situação de dependência consequente da demência, diagnósticos de demência e fases de evolução), área social, ocupacional e psicológica (direitos e respostas sociais disponíveis, propostas de ocupação e animação para pessoas com demência, o desgaste emocional das pessoas que cuidam), contando também com testemunhos pessoais de cuidadores / familiares ou de pessoas da sociedade civil com experiência de vida relevante para a discussão e reflexão sobre o tema da demência. 

O Café Memória pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social das pessoas com problemas de memória ou demência bem como dos respectivos familiares e cuidadores. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, reduzindo, assim, o estigma que lhe está associado.

As sessões mensais iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por orador ou com a realização de actividades. De seguida, faz-se uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos.

Aqui poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em actividades lúdicas e estimulantes com o apoio de profissionais de saúde ou de acção social, num contexto informal.

A participação é gratuita e sem marcação prévia.

O Café Memoria de Almada foi criado por Protocolo de Colaboração assinado, em Dezembro de 2016, entre a Santa Casa da Misericórdia de Almada, na qualidade de entidade promotora, a Alzheimer Portugal, como entidade coordenadora da Rede de Cafés Memoria, a Sonae Sierra, detentora da ideia, a Câmara Municipal de Almada e cinco instituições de apoio a pessoas idosas, integradas no Grupo Concelhio de Pessoas Idosas de Almada. 

Os Cafés Memoria são dinamizados por dois técnicos com formação na área das demências, com apoio de voluntários e funcionam em sessões mensais, no segundo Sábado de cada mês, no Museu da Cidade na Cova da Piedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento das pessoas com problemas de memória ou de demência e, seus cuidadores.   

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,