Almada | Comunidades de Energia
Dia 18 de Outubro às 18h, lançamento de guia e sessão aberta no Fórum Romeu Correia
As Comunidade de Energia (CE) vieram para ficar e, são hoje uma ferramenta essencial para que os cidadãos e as autarquias possam enfrentar os grandes desafios, não apenas colocados pelas alterações climáticas, mas também os causados pela actual crise energética e a escalada nos preços da energia.
Entre muitas outras formas, uma CE pode ser constituída por um grupo de vizinhos de um prédio que adquirem um sistema fotovoltaico para produzir a sua própria electricidade e reduzir a factura energética, mas também por um município, que junta edifícios e outros equipamentos para partilharem a energia entre si e gerirem de forma mais eficiente os seus recursos.
Mas as CE são muito mais que isso. Conjuntos de cidadãos, associações, pequenos negócios, cooperativas, condomínios, autarquias e outros colectivos podem-se juntar e levar a cabo projectos diversos na área da energia através de um modelo colaborativo, aberto, democrático e orientado para a partilha colectiva de benefícios. Para ajudar nesta viagem, a federação europeia das cooperativas de energia RESCoop.eu editou o livro “Comunidades de Energia: um guia prático”, uma ferramenta de acesso livre que permite a qualquer cidadão ou entidade local começar uma CE na sua rua, bairro ou cidade.
O guia, traduzido e editado em português e em papel pela cooperativa COOPÉRNICO leva-nos, ao longo dos seus capítulos, pelas várias etapas que transformam um grupo de cidadãos com interesse em energia, numa CE organizada e em operação, abordando temáticas tão diversas como a escolha da tecnologia a usar, a avaliação económica de um projecto até às melhores prácticas para trabalhar em grupo.
O guia será lançado numa sessão aberta, no próximo dia 18 de Outubro às 18h, no Fórum Romeu Correia em Almada, numa iniciativa da COOPÉRNICO com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
A sessão contará com intervenções de investigadores, activistas e especialistas em CE, mas também com membros de CE já constituídas ou em desenvolvimento em Portugal e outros países europeus, que partilharão as suas experiências. Além da partilha de experiências e informação, a sessão servirá também para juntar e ligar cidadãos, associações locais, cooperativas, poder local e outros projectos de forma a iniciar um diálogo não apenas sobre as potencialidades das CE mas sobre a transição energética no Município de Almada.
O programa do evento pode ser consultado na íntegra aqui
Almada, cmalmada, Comunidades de Energia, Ecologia, Economia, Fórum Municipal Romeu Correia, Inovação, partilha de energia, Rescoop.eu, Sessão Aberta