Almada | Decisão de Partir

Um filme para ver no Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 1 de Fevereiro às 21h

Um homem morre depois de uma queda do topo de uma montanha. O detective Hae-Joon, da cidade de Busan, é chamado para investigar esta misteriosa morte. Durante a investigação, o detective conhece Seo-Rae, viúva do homem morto, trata-a como suspeita e, vê-se perdido numa vigilância obsessiva sem fundamento. Devido à personalidade misteriosa desta mulher, começa a interessar-se cada vez mais por ela. À medida que o caso avança, as duas personagens tornam-se cada vez mais próximas, mas enquanto Seo-Rae parece esconder as suas verdadeiras intenções e sentimentos, Hae-Joon, apesar de duvidar dela, mantém um desejo forte por aquela que é a sua principal suspeita. Uma viagem pelo labirinto do desejo humano.

Park Chan-wook revela-se exímio a retratar esta obsessão no ecrã, inserindo os dois personagens no mesmo ambiente, quando na realidade se encontram distantes. Quer vigie a viúva a partir do seu carro, quer fale ao telemóvel com a mesma, o detective acaba sempre por se imaginar junto dela em sua casa, algo que nos faz viajar pelo limbo mental de Hae-joon, enquanto perdemos o sentido de realidade com ele.  

A cinematografia do filme acompanha o percurso vertiginoso do detective, que perde cada vez mais o seu rumo. O realizador brinca com o espaço e o tempo, torna o passado e o presente difusos com flashbacks e fantasias e faz-nos achar que perdemos o fio à meada, mas volta sempre a guiar-nos de volta ao rumo.

Decisão de Partir teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes 2022, onde recebeu o Prémio de Melhor Realizador, e antestreia nacional no Lisbon & Sintra Film Festival. Venceu nas categorias de “Melhor Filme”, “Melhor Actor”, “Melhor Atcriz” e “Melhor Banda Sonora” no Buil Film Awards. É também candidato da Coreia do Sul para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2022.

Conhecido pelos seus recursos visuais explosivos e narrativas dinâmicas, Park Chan-wook é um dos cineastas mais surpreendentes do cinema coreano contemporâneo. Afirmou-se nos anos 2000 como um dos principais realizadores coreanos com “Joint Security Area”, uma longa-metragem aclamada pelo público e pela crítica. Tornou-se um autor global com “Oldboy” (2003), vencedor do Grande Prémio do Festival de Cannes. Desde então, o realizador continuou a receber aclamação mundial com filmes como “Em Nome da Vingança” (2002), “Vingança Planeada” (2005), “Thirst – Este é o Meu Sangue” (2009), vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes, “Stoker” (2013), a sua estreia em Hollywood, e “A Criada” (2016), exibido em competição no Festival de Cannes e vencedor do BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. Seis anos depois, Park Chan-wook regressou com “Decisão de Partir”, misto de drama policial, romance e humor inesperado. Este pode ser considerado o seu primeiro romance.

©DR / Este pode ser considerado o primeiro romance de Park Chan-wook

Ficha Técnica:

Realização: Park Chan-wook
Argumento: Park Chan-wook, Seo-kyeong Jeong
Elenco: Tang Wei, Park Hae-il, Lee Jung-hyun, Go Kyung-pyo, Park Yong-woo, Jung Yi-seo, Lee Yong-nyeo, Jung Young-sook
Director de Fotografia: Kim Ji-yong
Produção: Park Chan-wook, Ko Dae-seo
Duração 138 minutos
Género Drama, Romance, Mistério
Origem Coreia do Sul
Idade: M/14

Preço: 3,00€ | Desconto de 50% para jovens e seniores

Bilheteira Online

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,