Almada | Efeito Berbereta
Um manifesto musicado que sobe ao palco do Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 23 de Março às 21h
O Efeito Berbereta do Lobby Teatro, sobe ao palco do Auditório Fernando Lopes-Graças no dia 23 de Março pelas 21h. O espectáculo está inserido na iniciativa Março à Solta, que celebra o mês da Juventude. Tem entrada livre, mediante levantamento de bilhetes no dia do espectáculo, conforme horário da bilheteira do Fórum Romeu Correia. Máximo de 2 bilhetes por pessoa. A lotação é limitada à capacidade da sala.
Efeito Berbereta é um espectáculo de teatro, sob a forma de rapsódia musicada, falada e cantada. É um manifesto que questiona os conceitos de família nuclear e de parentalidade como células capitalistas, averiguando a identidade (política, intelectual, emocional, de género e sexual) herdada através das cadeias biológicas que ligam seres humanos. Efeito Berbereta é ainda um mundo cor-de-rosa, onde se aboliu o amor regido pelas leis da biologia; onde os bebés-borboleta, nascidos de tubos de ensaio, falam a rimar porque não há mais famílias nucleares e caminhando, dançam, porque chegou ao fim a parentalidade como célula de reprodução e de consumo; é o casulo onde esses pequenos seres voadores, descobrem que mesmo sem mãe, ou pai têm um umbigo; e que a ferida inicial, essa cicatriz permanente lembra que vieram de algum lugar mais escuro. Neste lugar, queimam-se armários, pais reacionários e sistemas binários. Das cinzas faz-se glitter que ilumina os corpos das princesas cor-de-rosa, porque apesar da associação básica às amorosas, o pink fica melhor às poderosas.
Esta criacção parte de fragmentos autobiográficos de Joana Brito Silva e Inês Marques, constituindo um objecto artístico que apresenta uma reflexão sobre o conceito de parentalidade como uma construção social capitalista e romantizada. O objectivo do espectáculo é o de promover o debate no espaço público sobre questões de identidade (incluindo género e sexualidade), promover a reflexão sobre os conceitos de parentalidade tóxica e família nuclear e, promover a fruição cultural adequada ao seu público-alvo: os adolescentes.
O Lobby Teatro é uma companhia de teatro profissional fundada por Mariana Fonseca e Joana Brito Silva, cujo propósito fundamental é promover criacções e textos originais de artistas emergentes, contribuindo para a renovação do tecido artístico. Destaca-se pelos seus projectos multidisciplinares e pela vontade de trabalhar com grupos diversos, havendo ainda a preocupação de intervir activamente, através de prácticas artísticas, no seio de comunidades que vivem situações vulneráveis, em locais com acesso diminuto à cultura. O Lobby Teatro assume-se como uma companhia de teatro feminista, anti-racista e aliada da comunidade LGBTQIA+, pretendendo ser um espaço seguro de criação e amplificação de múltiplas vozes.
Ficha Técnica:
Criação e Interpretação: Inês Marques e Joana Brito Silva
Música Original: João Gamory
Direção de Movimento: Rafael Barreto
Desenho de Luz: Teresa Antunes
Espaço Cénico e Figurinos: Mariana Fonseca
Produção: Lobby Teatro
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo