Almada | Estrada Fora de Panah Panahi

Um filme que pode ser visto hoje, dia 24 de Maio, às 21h no Auditório Fernando Lopes-Graça

Uma viagem no carro de uma família, sem que se conheça o rumo, mas sabendo que a viagem decorre num clima tenso, assombrada pela possibilidade de serem seguidos. Ao volante está o filho mais velho (Amin Simiar), já que o pai (Hasan Majuni) segue imobilizado no banco de trás, com uma perna engessada onde alguém desenhou as teclas de um piano, aparentemente para entretenimento do filho mais novo (Rayan Sarlak) que nelas dedilha um tema musical. Este microcosmo rodoviário fica completo com a mãe (Pantea Panahiha), que segue no banco da frente, junto ao filho mais velho

Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai estará mesmo magoada? A mãe tenta rir, mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. Todos estão preocupados com a cadela Jenny que está doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo.

O carro é o espaço de liberdade privada, um pequeno reduto em que se não é possível escapar às regras, pelo menos torna-se mais difícil a vida de quem controla a sua aplicação. O carro é o espaço em que é possível relaxar um pouco (a mulher que pode deixar cair o véu, os namorados que podem partilhar a sua intimidade). O que leva a que o carro possa afigurar-se como mais inviolável do que a própria casa, porque mais salvaguardado do controlo do Estado. 

Apesar dessa potencialidade do carro como local em que podem falar livremente, todas as palavras e os sentimentos são extremamente contidos, sempre em plena tensão entre aquilo que permanece latente e aquilo que se deixa escapar. A mãe é a que melhor ilustra esta tensão permanente, cantando um tema popular numa tentativa de forjar a felicidade, apenas aliviada pela criança, que tem tanto de adorável quanto de insuportável, conseguindo levar a mãe à total exasperação. É apenas uma criança travessa cheia de energia. Será numa conversa entre pai e filho, trocada entre o correr de um rio e a partilha de uma maçã, que percebemos que o filho se encontra numa fuga enquanto há tempo, antes que seja tarde demais.

O filme é um agridoce road movie familiar com toques de comédia e um fundo de crítica social. Uma reflexão sobre os iranianos que têm que deixar o seu país clandestinamente.

Estrada Fora foi uma das maiores descobertas do Festival de Cannes em 2021, segundo a crítica internacional. Inserido na Quinzena dos Realizadores, o filme foi estreia de Panah Panahi, filho do aclamado Jafar Panahi.O filme ganhou 11 galardões em vários festivais de cinema internacionais e foi nomeado para 16.

Em Cannes Panah Panahi afirmou que “cada uma das personagens foi inspirada na minha família e outras que conheço e observo.” Disse ainda que “as músicas do filme são extremamente populares no Irão e são todas anteriores à revolução islâmica. Desde então a nossa cultura tem sido muito controlada por parte das autoridades, as quais impuseram o seu próprio gosto, as suas próprias referências no cinema, na música, em toda a expressão artística. Por isso mesmo não há nenhuma música no filme que tenha sido feita depois da revolução.”

©DR / É nesta conversa entre pai e filho à beira rio que se começa a perceber o destino da viagem familiar.

Ficha Técnica:

Título original: Jaddeh Khaki
Realização: Panah Panahi
Argumento: Panah Panahi
Produção: Mastaneh Mohajer, Jafar Panahi, Panah Panahi
Elenco: Hasan Ma’juni, Pantea Panahiha, Rayan Sarlak, Amin Simiar, Masoud Tosifyan
Fotografia: Amin Jafari
Música: Peyman Yazdanian
Edição: Amir Etminan, Ashkan Mehri
Género: Drama
Origem: Irão
Ano: 2021
Duração: 93 min.
Classificação etária: M/12 anos

Bilheteira Online

Preço: 3,00€ |Desconto de 50% para jovens e seniores

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo

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Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online