Almada | Gregório Duvivier e Valter Hugo Mãe
Dia 11 de Dezembro às 21h30 na tenda do Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz
Gregório Duvivier e Valter Hugo Mãe debatem a sua fé e reflectem, com humor, sobre o simbolismo do Natal no contexto actual. Será esta conversa uma “desnatalização?”
Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da actualidade e Gregório Duvivier, um dos criadores da Porta dos Fundos, emblemático cronista e humorista, encontram-se em Almada num formato inédito.
Valter Hugo Mãe é o nome artístico do escritor Valter Hugo Lemos. Além de escritor é editor, artista plástico e cantor português. Valter Hugo Mãe nasceu a 25 de Setembro de 1971 na cidade angolana outrora chamada Henrique de Carvalho, actual Saurimo. Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Em 1999 fundou com Jorge Reis-Sá a Quasi edições. Em 2001, ainda na Quasi, co-dirige a revista Apeadeiro e em 2006 funda a editora Objecto Cardíaco. Para além do Prémio Almeida Garret e dos prémios Portugal Telecom, em 2007 recebeu o Prémio Literário José Saramago, durante a entrega do qual o próprio José Saramago considerou o romance O Remorso de Baltazar Serapião um verdadeiro “tsunami literário”. Escreve poesia, romance, contos, para adultos mas também para crianças. A sua obra está traduzida em variadas línguas e, os seus livros editados em muitos países. Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.
Gregório Duvivier é actor, escritor e humorista. Filho do músico e artista plástico Edgar Duvivier e da cantora Olivia Byington, começou a estudar teatro na infância. Formado em Letras, optou por seguir a vida artística. Fez várias peças de teatro e estreou-se na televisão no elenco da novela Alta Estação (2006), na tv Record. O seu discurso humorístico fez com que participasse em séries como O Sistema (2007) e, Junto & Misturado (2010), ambas na tv Globo. A partir de 2012, destacou-se como um dos criadores do canal de humor Porta dos Fundos, um sucesso no YouTube. Também estreou O Fantástico Mundo de Gregório (2012), no Multishow. Seguiram-se espectáculos teatrais de sucesso e livros de poesia. Em 2017, iniciou o programa Greg News, na HBO Brasil, onde comenta o noticiário político em tom satírico. No cinema, já actuou em dezenas de filmes, trabalhando também como argumentista nalguns deles, como por exemplo A Primeira Tentação de Cristo (2019), onde causou polémica na pele de um Jesus homossexual.
M/6 anos
A entrada é gratuita.