Almada | “Lost in Translation”
Concerto de André Carvalho no Auditório Fernando Lopes-Graça dia 31 de Julho às 21h
Musicalmente, “Lost in Translation”, escrito para trio, tem fortes influências da cena jazzística Nova Iorquina e de muitos outros sítios por onde André Carvalho passou. A constante procura por sonoridades novas levou Carvalho a descobrir e explorar áreas como o Jazz, a música improvisada, a música experimental e a música contemporânea.
André Carvalho – “Lost in Translation”
“Alguma vez quiseram dizer algo mas não encontraram a palavra certa? Às vezes está mesmo na ponta da língua mas, outras vezes, simplesmente não existe uma palavra… ou pelo menos, na nossa língua. Por mais fascinante que a língua Portuguesa seja, sempre tive dificuldade em expressar certas ideias usando apenas uma palavra. E, mesmo que soubesse todo o léxico, tenho a certeza que teria exatamente o mesmo problema.
As palavras são uma invenção Humana tão incrível e, visto serem o fruto da necessidade, podem dizer tanto das suas civilizações. Num mundo cada vez mais interligado, é curioso notar que, apesar de termos formas mais rápidas, fáceis e baratas de comunicar, continuamos a ter problemas em exprimir de forma clara o que queremos, simplesmente porque por vezes não temos as palavras certas.
Ao longo da minha vida, conheci muitas pessoas de outras culturas que me ensinaram palavras incríveis e únicas. Únicas por serem intraduzíveis. Karelu (palavra Tulu para a marca deixada na pele por usar algo que está apertado) ou Mångata (palavra Sueca para o reflexo da lua na água, quando este fica como uma estrada de luz) são dois excelentes exemplos.
Após refletir sobre a importância e a beleza destas pérolas intraduzíveis, senti necessidade em compor um novo ciclo de música que intitulei “Lost in Translation”. Acredito que ao aprendermos palavras, a nossa consciência torna-se mais sensível aos outros, tornamo-nos mais empáticos e, o mundo torna-se mais rico. O mesmo acontece quando ouvimos música que não conhecemos. É por isso que, “Lost in Translation” abraça o desconhecido, tendo uma forte componente improvisacional, tornando cada performance única.”
André Carvalho – contrabaixo e composição
André Matos – guitarra
José Soares – saxofone
Preço: € 6,00 (Desconto 50%, para público jovem e sénior)
Idade: M/6 anos
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espetáculo.