Almada nos finalistas da 9ª edição dos Prémios Healthcare Excellence

O grande vencedor será conhecido dia 21 de Outubro na Figueira da Foz

Já são conhecidos os finalistas da 9ª edição dos Pémios Healthcare Excellence. Almada é um dos 8 finalistas com o projecto Centro de Respostas Sociais e de Saúde, uma parceria entre o ACES Almada-Seixal, a Câmara Municipal de Almada (CMA), o Grupo Activistas em Tratamentos (GAT) e o Hospital Garcia da Orta (HGO).

Os restantes sete finalistas selecionados são: os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que conta com três projectos – Balcão SNS 24App Telemonit SNS 24 e App SNS 24; o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) com o WALKINGPad; a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) com o PrEGeReT – Programa de Gestão do Regime Terapêutico na Diabetes Tipo II; o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) com o Projecto Logística Inversa do Medicamento (PLI-M) e;  o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) com a App UHD@CHBM.

É o nono ano consecutivo que a a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a biofarmacêutica AbbVie promovem o Prémio Healthcare Excellence, numa iniciativa que visa reconhecer e incentivar projectos nacionais (incluindo Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira), desenvolvidos e implementados no âmbito da garantia do acesso, da qualidade, da integração e, gestão de respostas às necessidades dos utentes.

Na edição deste ano foram registadas 25 candidaturas elegíveis, numa demonstração da resistência e inovação por parte das organizações de saúde públicas, sociais e privadas em Portugal. Uma vez mais, a iniciativa espera reconhecer a qualidade dos projectos nascidos num contexto pandémico e que permitem melhorar a gestão da saúde em Portugal.

No próximo dia 21 de Outubro, Hotel Eurostars Oasis Plaza na Figueira da Foz, a APAH realiza a cerimónia de entrega de prémios. À semelhança das edições anteriores o Prémio Healthcare Excellence será emitido em Livestream para quem se inscreva no evento da 11ª Conferência de Valor: “Hospital Verde e Sustentabilidade”, sendo posteriormente disponibilizado no Canal APAH “Gestão em Saúde” no YouTube permitindo assim a participação de todos os interessados.

Programa da 11.ª Conferência de VALOR APAH inclui momentos de formação e-learning (e-cursos, masterclasses, workshops e seminários), APAH Talks, APAH Inspiring, plenários temáticos, sessões de partilha de soluções inovadoras, entrega de Prémios, momentos de homenagem e, outras novidades 

Durante a manhã, os autores dos projectos finalistas farão a sua apresentação, que constitui um dos critérios de avaliação, além da inovação e replicabilidade em outras instituições. O grande vencedor será anunciado pelas 17h30 ,e irá receber o prémio no valor de 5.000 euros, destinado à entidade/instituição onde o projecto foi desenvolvido e implementado.

©APAH / Jurí da 9ª edição do Prémio Healthcare Excellence

O júri é composto por Delfim Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal e de Disciplina da APAH; Victor Herdeiro, presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS); Ana Escoval, Sócia de Mérito da APAH, e Dulce Salzedas, jornalista da SIC.

Que vença o melhor!

O Centro Integrado de Respostas Sociais e de Saúde do Laranjeiro

O projecto almadense a concurso, visa desde a sua criação, reforçar a resposta complementar aos serviços de saúde já existentes. Instalado no Edifício Luís de Camões, no Laranjeiro, foi um projecto desenvolvido no âmbito da estratégia “Almada Município Sem SIDA“, na sequência da adesão do município de Almada ao Movimento Fast Track Cities, em Outubro de 2018.

Neste centro comunitário realizam-se testes rápidos do VIH, hepatite C, hepatite B e sífilis (serviço gratuito e anónimo, também disponível para a população em geral). A prestação de cuidados de saúde abrange consultas médicas e de enfermagem, apoio na medicação, referenciação para as consultas especializadas do Serviço Nacional de Saúde, entre outros serviços essenciais. As respostas serão centradas na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como para aquisição de estratégias e competências com vista à autonomia e melhoria da sua qualidade de vida.

O protocolo de colaboração foi assinado, dia 14 de Setembro de 2021 , por Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada; Luís Pisco, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT); Nuno Marques, director clínico do Hospital Garcia de Orta e; Luís Mendão, presidente do Grupo de Activistas em Tratamentos, com vista à implementação e dinamização do Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais no concelho de Almada.

Além da consulta descentralizada de profilaxia pré-exposição, o HGOde Almada implementou também neste Centro, uma consulta descentralizada para o tratamento de hepatites víricas, disponibilizando um infeciologista, oito horas por semana, que assegura a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar, prescritos no âmbito da consulta.

Tendo o objectivo geral melhorar o acesso à saúde das populações mais vulneráveis às infeções por VIH, hepatites virais e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), o centro terá vários serviços disponíveis, nomeadamente: serviço de rastreio: testes rápidos do VIH, hepatite C, hepatite B e sífilis (serviço gratuito e anónimo, também disponível para a população em geral); prestação de cuidados de saúde: consulta médica e de enfermagem, apoio na medicação, referenciação para as consultas especializadas do SNS; apoio social para avaliação das necessidades de cada um a nível social (situação financeira, habitação, emprego, questões jurídico-legais, documentação, entre outras), referenciação e encaminhamento para estruturas relevantes – realizado por uma técnica de serviço social; apoio por pares: acompanhamento das pessoas rastreadas com resultados reactivos às consultas médicas da especialidade e serviços de apoio social e jurídico-legal, entre outros; partilha de conhecimento/educação para saúde na área do VIH, hepatites virais e infecções relacionadas, funcionamento e navegação nas estruturas hospitalares; direitos e deveres sociais; aconselhamento e promoção da autonomia da pessoa que vive com VIH em aceder aos cuidados de saúde e de resposta social bem como contribuir para a tomada de decisões informadas; distribuição de material de prevenção de IST: preservativos femininos, preservativos masculinos e lubrificante; distribuição de material para consumo fumado e injectado; distribuição de material informativo.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,