Almada | O Meu Pé de Laranja Lima

O Teatro dos Aloés leva a peça à cena, dia 17 de Fevereiro às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça. No mesmo dia às 14h30 há uma sessão exclusiva para escolas

O Teatro dos Aloés leva à cena uma peça baseada na obra do autor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, “O Meu Pé de Laranja Lima”, um dos mais importantes livros juvenis de língua portuguesa. 

Um dos livros juvenis em língua portuguesa mais lidos de sempre, conta a história de Zezé, um menino de seis anos nascido numa família muito pobre. Mas Zezé possui um riquíssimo imaginário que o ajuda a suportar a miséria e os maus-tratos de que é alvo.

A sua criatividade consegue transformar um pequeno pé de laranja lima num activo companheiro de brincadeiras. A peça acompanha Zezé nas suas múltiplas aventuras, na comovente descoberta da ternura através do seu amigo Portuga, mas também na descoberta da dor quando o amigo morre tragicamente, colhido por um comboio.

O valor da amizade, a capacidade da imaginação para superar as condições mais adversas, a defesa do amor e da ternura como armas para vencer o medo e a estreita ligação com a natureza, são temas intemporais com capacidade para continuar a interessar e comover espectadores de diversas gerações.

O texto alerta também para o lado sombrio da infância, muitas vezes esquecido, diante da enorme quantidade de material que tem como tema a infância idealizada, numa sociedade urbana que fomenta essa visão.

“O actor no lugar do contador de estórias que se deixa levar pelas personagens que evoca. Resistimos à tentação de recriar as personagens e os lugares. Queremos contar esta história, evocar as personagens e os lugares, mas manter intacto o seu carácter narrativo – é um livro que está a ser lido, que quer ser lido, e como todo o bom contador de estórias, o narrador vai assumindo, aqui e ali, a voz e o carácter de uma e de outra personagem e porque já o repetiu vezes sem conta, sabe de cor aquelas palavras, ou seja, no coração.”, escreveu Elsa Valentim encenadora da peça

Ficha Artística e Técnica:

Produção: Teatro dos Aloés 2022 
Texto: José Mauro de Vasconcelos
Encenação: Elsa Valentim
Interpretação: Graciano Amorim, Jorge Silva, José Peixoto e Mariana Lobo Vaz
Direção de Arte: João Rodrigues
Desenho de Luz: João Silva e Rafael Ribeiro
Música: Rui Rebelo
Animação: Patrícia Santos
Assistência de Encenação: Matilde Carvalho
Consultoria de Comunicação/Assessoria de Imprensa: Sofia Peralta
Direção de Produção: Daniela Sampaio
Operação Técnica: Gi Carvalho e Sandro Esperança
Idade: M/12
Duração: 120’ com intervalo

Sessão 21h
Preço: 5€ (preço único)

Sessão 14h30 (exclusiva para as escolas)
Preço: 2,00€

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espetáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , ,