Almada | Operação Floresta Segura, Floresta Verde

Dispositivo contra incêndios rurais foi apresentado no dia 1 de Junho no Parque da Paz

De 1 de Julho a 31 de Setembro vai estar no terreno a “Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2023”. O dispositivo de defesa da floresta contra incêndios rurais foi apresentado dia 1 de Junho, no Parque da Paz. Foi também possível conhecer os meios de Proteção Civil que existem no concelho, numa exposição na Alameda do Parque da Paz integrada na 9.ª edição da Semana da Proteção Civil.

Na apresentação da “Operação Floresta Segura, Floresta Verde” Francisca Parreira, vereadora responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), sublinhou a importância deste conjunto de acções e afirmou que “Almada tem sido precursora na área da prevenção.”

Durante o período em que decorre a Operação “Floresta Segura, Floresta Verde” vão ser pré-posicionados meios de vigilância e detecção de incêndios em 11 locais estratégicos do concelho para garantir uma primeira intervenção mais rápida.

Também a equipa de Sapadores Florestais da Câmara Municipal de Almada (CMA) vai estar em alerta na torre de vigia da Praia da Rainha. Estas acções de prevenção e vigilância contam ainda com a participação dos Panteras, o Corpo Permanente de Voluntários do SMPC.

Outra das acções é o Sistema de Aviso de Risco de Incêndio Florestal na zona de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, através de painéis situados no acesso norte da Estrada Florestal, no Giramar, no Parque de Merendas da Aroeira e no Parque de Merendas da Tremoceira.

Nos meses de Julho e Agosto regressa o programa Voluntariado Jovem para a Floresta que, além de contribuir para a vigilância do território e a recolha de lixo nas áreas florestais, tem como objectivo sensibilizar a população para a prevenção da floresta e respectivos ecossistemas.

A Operação “Floresta Segura, Floresta Verde” coloca em práctica o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) aprovado pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Almada (CMGIFRA).

Apesar de Almada ser o concelho da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que regista o maior número de ocorrências, é também aquele que tem menor área ardida, 10,78 hectares entre 1996 e 2022.

©Carlos Valadas / CMA / Exposição de meios e demonstrações dos vários agentes da Proteção Civil e outras entidades.


 
Exposição de meios da Proteção Civil

Ao longo do dia 1, a Alameda do Parque da Paz recebeu a exposição de meios e demonstrações dos vários agentes de Proteção Civil e entidades que colaboram nesta área desde as corporações de bombeiros (Almada, Cacilhas e Trafaria), às forças de segurança (PSP e GNR) , Autoridade Marítima Nacional (AMN), Polícia Marítima, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, SMPC, Corpo de Voluntários Permanente do SMPC de Almada (Panteras), mas também o Clube de Proteção Civil do Colégio Campo de Flores e outras associação que colaboram nesta área, como o Grupo de Intervenção Canino – Busca e Salvamento K9.

O programa da 9.ª edição da Semana da Proteção Civil termina no próximo Domingo, 4 de Junho, com a celebração do Dia Municipal do Bombeiro, na Costa da Caparica.

, , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online