Almada | PSP de Almada e Provedor dos Animais salvam cadela
Animal necessitava de assistência veterinária urgente que lhe foi ministrada pelo Serviço Veterinário e de Bem-Estar Animal da CMA
O Comando Distrital da PSP de Setúbal, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão Policial da PSP de Almada, procedeu à retirada de uma cadela, devido a necessidade urgente e premente de assistência médico-veterinária.
A PSP de Almada, após receber a comunicação de que a cadela era alegadamente vítima de maus tratos e que teria sido abandonada, bem como da forte possibilidade de não ter sido prestada assistência médico-veterinária, deslocou-se ao local numa fiscalização conjunta com o Provedor Municipal dos Animais de Almada e o Serviço Veterinário e de Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Almada, e confirmou a informação recolhida.
O animal encontrava-se esquelético e com vómitos constantes, apresentava uma perceptível dificuldade respiratória, além de se encontrar com uma infestação de pulgas, indícios mais do que suficientes de que carecia de cuidados urgentes e por isso decidiu-se pela apreensão do animal ao cuidador, sendo transportado para avaliação de um especialista. A cadela tinha também indícios de ter amamentado crias recentemente.
Os exames realizados comprovaram que o animal estava com a sua saúde fortemente comprometida, correndo risco de vida, no entanto a célere intervenção e aplicação dos tratamentos médico-veterinários impediram um infeliz desfecho. O animal permanece internado com diagnóstico reservado.
Os factos, que podem integrar a práctica dos crimes de abandono e de maus tratos a animal de companhia, foram comunicados ao Ministério Público de Almada.
abandono, Almada, apreensão, cadela, CMA, Comando Distrital da PSP de Setúbal, crime, Esquadra de Intervenção e Fiscalização, MP de Almada, negligência, Provedor Municipal dos Animais, PSP, PSP Almada, risco de vida, Serviço veterinário e de Bem-estar Animal da CMA, Urgência