Almada | Reino Animal

Um filme de Thomas Cailley que pode ser visto dia 7 de Fevereiro às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

Anos após se ter percebido que, devido a uma série de mutações genéticas, alguns humanos vão-se gradualmente convertendo em animais com variadas especificidades, as pessoas vão criando formas de se adaptarem a essa nova circunstância. Para isso, foram criadas áreas protegidas onde essas criaturas híbridas são libertadas e podem viver pacificamente. François (Romain Duris) faz tudo o que pode para salvar a sua mulher, afectada por este estranho mal e, manter a família unida. À medida que a região vai sendo povoada por criaturas de uma nova espécie, François leva Émile (Paul Kircher), o filho de 16 anos, numa expedição que mudará as suas vidas para sempre. O que fica, é uma relação entre pai e filho, confrontados com uma mudança radical nas suas vidas, trazida por uma espécie de “luto” pela esposa e mãe que se está a transformar noutra coisa.

O filme fala sobre a aventura de crescer num mundo onde mesmo o diferente já é normal. O realizador insistiu em filmar em exteriores e com o máximo de efeitos de plateau. “Recusámo-nos a usar fundos verdes ou a ter actores com sensores de captação de movimento. Recorremos a todas as técnicas — actores com maquilhagens especiais, efeitos prácticos de plateau, pós-produção digital… Mas havia sempre alguém em frente à câmara, alguém a interagir com os actores, e é isso que torna as coisas reais.”, explicou em entrevista ao Público.

“Vivemos num planeta que se estraga e se esgota factualmente de dia para dia, há cada vez menos espécies, menos vegetação. E nós somos os responsáveis por isso. Ora, em vez de figurar mais uma ficção pós-apocalíptica igual a tantas, julguei ser mais válido construir um filme em que a mutação quer provocar o contrário disso, trazer um enriquecimento.”, acrescentou Thomas Cailley

Nas palavras do cineasta o filme fala sobretudo de “Estarmos atentos, coabitar, não transformar tudo num conflito, ouvir o que vai dentro de nós, libertar o nosso lado selvagem, reencontrar os nossos instintos. Não nos ficarmos pelo instante social de protecção, de segurança, de inibição — mas antes partir em direcção ao mundo.”

“Reino Animal” foi apresentado em Cannes na secção “Un Certain Regard” e na selecção oficial do MotelX.

©DR / Fix, o homem que perde a fala e ganha asas

Ficha Técnica: 

Título original: Le règne animal
Realização: Thomas Cailley
Argumento: Thomas Cailley, Pauline Munier
Produção: Pierre Guyard, Ève Machuel
Elenco: Romain Duris, Paul Kircher, Adèle Exarchopoulos, Tom Mercier, Jean Boronat, Nathalie Richard, Nicolas Avinée, Louise Lehry, Billie Blain, Xavier Aubert, Saadia Bentaïeb, Gabriel Caballero, Iliana Khelifa, Paul Muguruza
Música: Andrea Laszlo De Simone, Sebastien Pan
Fotografia: David Cailley
Edição: Lilian Corbeille
Género:  Aventura, Drama
Origem: França
Ano: 2023
Duração: 130 min
Classificação: M/12

Preço: 3,00€ com desconto de 50% para jovens e seniores

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Horário: Quarta a Sábado 10h – 13h | 14h30 – 18h
um hora antes do espectáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , ,