Almada | Salgueiro Maia : o Implicado

O filme de Sérgio Graciano, pode ser visto no Auditório Fernando-Lopes Graça, dia 3 de Maio pelas 14h30

Ainda englobado nas comemorações do 25 de Abril do município de Almada, o filme Salgueiro Maia: o Implicado de Sérgio Graciano, pode ser visto dia 3 de Maio, no Auditório Fernando Lopes-Graça pelas 14h30.

Um dos maiores símbolos do 25 de Abril, Fernando Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944, em Castelo de Vide , Portalegre. Fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA). Um dos seus feitos mais famosos foi quando, no dia 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição de Marcello Caetano, então presidente do Conselho, e à queda definitiva da ditadura do Estado Novo. Maia faleceu a 3 de Abril de 1992, vitíma de um cancro. Tinha 47 anos. Foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida, apesar de ter morrido prematuramente.

A película realizada por Sérgio Graciano é uma história ficcionada ainda que baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Salgueiro Maia – O Implicado, constitui o primeiro retrato, a projectar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. 

Sérgio Graciano admitiu à agência Lusa o “orgulho enorme” em poder retratar a vida “de um dos grande heróis da História de Portugal”, considerando, no entanto, que a homenagem já devia ter sido feita e “peca por tardia”

Salgueiro Maia – O implicado, de Sérgio Graciano, foi seleccionado pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na edição de 2023 dos Prémios Ariel na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. O filme, segundo a Academia, através de uma abordagem moderna, intimista e emocional “retrata histórias não contadas” sobre Salgueiro Maia, “pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi”.

Os Prémios Ariel são promovidos e organizados desde 1947, pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, e visam reconhecer os realizadores, criadores, intérpretes e técnicos do cinema mexicano, assim como o melhor do cinema ibero-americano na categoria de Melhor Filme com o prémio Ariel de Prata.

Mais do que um docudrama, Salgueiro Maia – O Implicado é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.

Com realização de Sérgio Graciano (“Assim Assim”, “Uma Vida à Espera”, “Linhas de Sangue”, “A Impossibilidade de Estar Só”), este filme tem um argumento de João Lacerda de Matos, que ficciona a acção a partir de “Salgueiro Maia – Um Homem da Liberdade”, uma biografia assinada por António de Sousa Duarte.

Após a estreia em salas de cinema, o filme foi exibido em versão mini-série com quatro episódios.

©Miguel A. Lopes / Lusa / O actor Tomás Alves nterpreta o papel de Salgueiro Maia.

Ficha Técnica:


Realização: Sérgio Graciano
Argumento: João Lacerda Matos
Produção: José Francisco Gandarez
Elenco: Tomás Alves, Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Nádia Santos e Miguel Costa
Fotografia: Miguel Manso
Música: José de Castro
Montagem: António Gonçalves
Género: Biografia / Drama
País: Portugal
Ano: 2021
Duração: 1h 55m
Classificação: M/12

Preço: 3,00€ |Desconto de 50% para jovens e seniores

Contacto da Bilheteira do AFLG:
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo

, , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online