Almada | Vêm aí 900 trotinetes e bicicletas eléctricas
Projecto-piloto de utilização partilhada de bicicletas e trotinetas eléctricas testa 3 percursos durante 6 meses
Foi aprovado ontem, dia 21 de Novembro, em reunião da Câmara Municipal de Almada (CMA) um projecto-piloto de implementação de trotinetes e bicicletas eléctricas partilhadas, que visa testar os serviços da Bolt, Lime e Bird no concelho de Almada. Esta medida é a concretização de uma recomendação do Bloco de Esquerda, aprovada em Setembro.
Cada uma das empresas irá fornecer 300 trotinetes, o que perfaz um total de 900 veículos eléctricos. “Este número será a todo o momento reavaliado pelo município, permitindo o seu aumento ou redução”, explicou o vereador José Pedro Ribeiro. Não foram avançados números referentes às bicicletas, nem datas para implementação do projecto no terreno .
O projecto piloto é inicialmente composto por três percursos: Cacilhas – Almada – Caparica, com ligação ao Campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova; Trafaria – Costa de Caparica – Fonte da Telha até ao cruzamento do Giramar e; Chapéu de Palha – Tarquínio na Costa de Caparica, sendo este um percurso parcial no paredão marítimo.
Para o vereador José Pedro Ribeiro utilisar trotinetes e bicicletas “permite ao cidadão uma maior celeridade de deslocação entre pontos de curta distância de um modo suave, oferecendo ainda a possibilidade de alcançar uma redução significativa da emissão de CO2, tratando-se assim de uma solução de transporte amiga do ambiente”.
Face aos problemas que este tipo de veículos causou noutros municípios, José Pedro Ribeiro afirmou que “Almada aprendeu com aquilo que correu mal nos outros municípios, e a solução encontrada foi que os veículos sejam deixados nas docas de estacionamento fixadas. A contagem do percurso só termina quando o utilizador estaciona devidamente o veículo numa das docas de estacionamento”. O objectivo é impedir que as trotinetes e bicicletas sejam abandonadas desordenadamente na via pública. Situações reincidentes de mau estacionamento poderão impedir o condutor de voltar a usar os veículos .
Como vem acontecendo noutros municípios, os veículos eléctricos serão accionados com recurso a uma aplicação, que vai identificar o condutor, para activar um seguro de responsabilidade civil, contabilizar o tempo de uso do veículo e processar o devido pagamento.
Este será um teste à introdução de veículos de mobilidade suave e menos poluentes no município, e posterior licenciamento das operadoras no concelho, caso a sua avaliação seja positiva. O valor das tarifas vai ser determinado pelas operadoras e pelo percurso escolhido.
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