António Costa inaugura residência para séniores na Cova da Piedade
Residência Nossa Senhora da Piedade foi iniciativa do Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro e, é um investimento de oito milhões de euros, dos quais 2,7 milhões procedem do PRR, no âmbito do Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.
O primeiro-ministro António Costa, inaugurou hoje Sexta-Feira 6 de Janeiro a residência para séniores Nossa Senhora da Piedade. Esta foi uma iniciativa do Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, sendo um equipamento que teve um investimento total de oito milhões de euros, dos quais 2,7 milhões procedem do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.
A nova residência tem quatro pisos que englobam 17 quartos duplos, 24 quartos individuais, seis apartamentos para casais, num total de 80 camas e 6.500 metros quadrados. O espaço conta ainda com capela, espaço cultural polivalente, área destinada à fisioterapia e ludoteca, abertas ao exterior. O projecto tem assinatura do arquitecto Eduardo Porfírio e do Centro de Estudos de Engenharia, Lda. e, foi edificado num espaço anteriormente ocupado por instalações industriais que se encontravam abandonadasna Rua Francisco Ferrer.
“A Residência Nossa Senhora da Piedade é o mais recente equipamento social do nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e, é um sonho que vai ao encontro das necessidades das pessoas da freguesia e da sociedade de Almada”, declarou o presidente da direcção do Centro Paroquial Ricardo Gameiro e também pároco local, José Pinheiro, à agência Ecclesia. O pároco da Cova da Piedade referiu ainda que neste “dia de festa” da instituição, “no ano em que celebra 50 anos de existência”, as obras são “um bem para a comunidade”.
A acompanhar o primeiro-ministro esteve o seu novo secretário de Estado adjunto, António Mendonça Mendes. A inauguração contou também com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e de entidades eclesiásticas e civis. Por parte do Executivo Municipal de Almada, estiveram presentes os vereadores Teolinda Silveira, José Pedro Ribeiro e Filipe Pacheco.
O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou que o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro faz “um trabalho extraordinário” que, diariamente, serve em “diversas circunstâncias e gerações cerca de cinco mil pessoas”, por isso agradeceu “o empenho” na concretização da obra e “na apresentação de novas candidaturas e concursos” para outros projectos no âmbito do PRR.
“Nunca teríamos a capacidade de, em tão pouco tempo, aumentar em 30 por cento a oferta de camas para idosos se não tivéssemos o PRR”, disse António Costa na cerimónia, salientando que “Portugal terá um aumento em 30 por cento da oferta em residências para idosos no final da execução do PRR e do Programa de Alargamento da Rede de Equipamento Sociais.” As verbas adjudicadas pela Comissão Europeia para o plano de investimento irão financiar cerca de 93 mil projectos no país, permitindo a criação de 14 mil camas, acrescentadas às 18 mil já asseguradas pelo programa nacional Pares.
“Não se estava a investir em residências para idosos antes do PRR? Claro que se estava. Mas com o PRR conseguimos acrescentar 14 mil camas. Isso é um aumento de 30% na oferta de camas disponíveis”, defendeu o primeiro-ministro, ressalvando que “o sector social é um parceiro que também está a executar o PRR”. António Costa disse ainda que dois terços das verbas do PRR já estão adjudicadas e Bruxelas aprovou a transferência de um terço do dinheiro.
O presidente da direcção do Centro Paroquial Ricardo Gameiro, padre José Pinheiro, explicou que o projecto teve início há seis anos, com a aquisição do terreno, tendo nascido com o intuito de dar respostas às listas de espera existentes numa área com uma população muito envelhecida. O padre José Pinheiro referiu ainda que a instituição está a trabalhar para uma “nova resposta dedicada às pessoas com deficiência”.
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Residência Nossa Senhora da Piedade, foi cofinanciada pelos fundos da União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência português.
A residência tem “a particularidade de ser no centro da cidade onde os filhos e os netos estão e facilmente os familiares podem visitar os idosos”, frisou o padre José Pinheiro. Localizada na Romeira, na Cova da Piedade, esta é uma área integrada na futura “cidade da água” e, trata-se de uma obra que, para além do seu carácter social contribui para a requalificação urbanística da zona.
A Residência Nossa Senhora da Piedade tem capacidade para 80 pessoas, “com quartos individuais e duplos que podem ser adaptados”. Esta é uma resposta social sintonizada com “o tempo presente” porque as “pessoas querem um envelhecimento activo”.
À saída da cerimónia de inauguração, António Costa recusou-se a responder às perguntas dos jornalistas sobre a demissão da secretária de Estado da Agricultura e sobre se mantinha a confiança na ministra Maria do Céu Antunes, e enquanto caminhava para o carro respondeu: “Deixe estar, deixe estar. Está tudo bem. Bom ano, não vale a pena estarmos nesta correria todos”. Logo depois, parou para tirar uma fotografia com uma criança, e entrou de seguida para o carro em silêncio.
O primeiro-ministro não falou sobre a saída de Carla Alves da secretaria de Estado da Agricultura- a 12ª demissão do Governo em nove meses- conhecida esta Quinta-Feira depois de o presidente da República ter assumido que Carla Alves estava “politicamente limitada” e que representaria “um peso político negativo” daqui em diante.
Recorde-se que a primeira pedra para esta residência foi lançada a 16 de Setembro de 2018 e a obra iniciou-se em Maio de 2021.
Roteiro PRR em Movimento
O Governo deu com esta visita início a um roteiro, que acontecerá durante o mês de Janeiro, por vários projectos do PRR, num ano em que espera uma execução acumulada de 32% deste programa, disse à Lusa a ministra da Presidência na Terça-Feira, dia 3 de Janeiro.
“Iniciaremos amanhã [quarta-feira] um roteiro do PRR que procura mostrar no terreno um conjunto de obras e de processos que estão em curso”, adiantou Mariana Vieira da Silva.
Um roteiro que começou no início deste ano, depois de vários avisos de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a execução dos fundos do PRR.
O primeiro-ministro, António Costa, esteve assim presente hoje, no arranque desta iniciativa do Governo denominada “Roteiro PRR em Movimento”, com a qual se pretende verificar no terreno projectos já em marcha em todo o território nacional.
De acordo com a ministra, o objectivo é “mostrar exemplos de obras em curso nas áreas da resiliência, na parte social, na parte da economia, da transição digital e nas dimensões relacionadas com o ambiente”.
Esta semana, destacou, irão realizar-se visitas a projectos na área da habitação, no tema alojamento estudantil e da saúde.
De acordo com Mariana Vieira da Silva é preciso articular ainda as agendas do primeiro-ministro e de vários ministros, mas estão previstas “cerca de 11 ou 12 iniciativas ao longo deste mês”.
“Iremos ver a evidência física e não aquela discussão muito mais teórica da concretização”, destacou a ministra.
Questionada sobre a execução dos programas europeus, Mariana Vieira da Silva recordou que “no dia 31 de Dezembro foi cumprida “a meta prevista que era ter 87% do Portugal 2020 terminado”, adiantando que no “último ano de execução do Portugal 2020 resta executar 13% que é menos do que foi executado este ano”.
Para 2023, segundo informação enviada pelo gabinete da ministra, há “52 metas, o que significa, em termos acumulados, 32% de execução no final do ano”.
“O Plano de Recuperação e Resiliência ultrapassou a meta de pagamento aos beneficiários directos e finais de 1.400 milhões de euros no final do ano, ou seja 8,5% do montante total do PRR até dia 31 de Dezembro de 2022. A essa data estavam pagos 1.410 milhões de euros”, de acordo com a mesma informação.
O Ministério garantiu que “o montante de pagamentos alcançado no final de 2022, representa um acréscimo de 190% em relação aos pagamentos efectuados em 2021”, sendo que “no apuramento dos dados que encerram a realização de 2022 destaca-se ainda o lançamento de cerca de 71% do total da dotação através de avisos e anúncios de concursos públicos e a aprovação de projectos que perfazem 66% do montante do PRR”.
Ana Mendes Godinho, António Costa, CE, Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, Cova da Piedade, Equipamento Social, Habitação, inauguração, Ministra do Trabalho, Padre José Pinheiro, Primeiro-Ministro, Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, Programa Pares, PRR, Residência Nossa Senhora da Piedade, séniores, Solidariedade e Segurança Social