Aroeira | Corte da Avenida do Mar
Condicionamentos de trânsito na Avenida do Mar na Aroeira
A Câmara Municipal de Almada informa que foi autorizada a prorrogação da autorização para corte de circulação na Av. Mar, entre a Rua Dom João V e entre a Av. Egas Moniz na Aroeira, no âmbito da “Obra 21.033 – Avenida do Mar, Aroeira – Reconversão em Alameda Urbana”, conforme plano de sinalização, tendo como conclusão prevista a data de 31/08/2022, desde que não seja colocada em causa a segurança de pessoas e bens, nomeadamente na circulação pedonal e rodoviária.
Este projecto da Câmara Municipal de Almada (CMA), conta com um investimento de 2,6 milhões de euros e pretende transformar a avenida em alameda urbana.
Recorde-se que a intervenção recebeu um parecer favorável condicionado por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Com uma extensão de perto de 3 quilómetros, desde o limite do concelho do Seixal (Verdizela) até ao acesso à Fonte da Telha – instalações da GNR, o projecto prevê a criação de vias partilhadas entre bicicletas e peões nos passeios. A solução tem sido adoptada pelo município em outras requalificações viárias realizadas no concelho, como a estrada de acesso à praia da Fonte da Telha ou nos “Percursos Escolares Cicláveis”, na Sobreda.
“Este projecto estruturante do nosso concelho vai beneficiar o acesso às praias, terá a introdução de uma ciclovia, e uma forte aposta na segurança rodoviária”, declarou a União de Freguesias da Charneca da Caparica e Sobreda.
A empreitada foi a concurso público em fevereiro de 2021, tendo sido atribuída à empresa Estrela do Norte. Com um prazo de execução de 389 dias, a reconversão da Avenida do Mar foi classificada como “uma das prioridades da CMA, devido ao seu tráfego elevado (cerca de 5000 viaturas por dia, além do intenso tráfego que regista durante a época balnear)” pelo vereador que detinha então o pelouro da rede viária, Miguel Salvado.
Os trabalhos a desenvolver contemplam: repavimentação; rotundas em todos os cruzamentos (para reduzir a sinistralidade); passadeiras sobrelevadas (para segurança de peões e acalmia do trânsito); ciclovias; passeios; iluminação pública LED; renovação da rede de saneamento e pluvial; ordenamento do estacionamento; sinalização horizontal e vertical; mobiliário urbano; reentrâncias para paragens de autocarros; zonas verdes e de descanso e; novos contentores de resíduos sólidos e ecopontos
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