Bairro do 2º Torrão em exposição no Museu
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência expõe "Arqueologias da Destruição"
A exposição “Arqueologias da Destruição”, sobre as demolições e realojamento do bairro do 2º Torrão, na Trafaria, está patente ao público no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) até 2 de Junho. Dia 5 de Maio às 12h45, realiza-se uma visita guiada, seguida de debate com moradores e crianças do bairro trafariense.
A exposição resultou de relações estabelecidas entre o museu e uma grande pluralidade de pessoas, museus, grupos de investigação e associações, decorrente da exposição “Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial“, por via dos seus curadores-convidados e da preocupação do MUHNAC em compreender os impactos do legado colonialista no presente. Segundo nota do museu “uma dessas relações, porventura a mais forte e duradoura, tem sido com o Bairro do 2º Torrão, na Trafaria.”
De momento, o MUHNAC está envolvido em três projectos com a comunidade do bairro, com o apoio de João Duarte Cão e Susana Santa-Marta, entre outros. O primeiro projecto a ser apresentado ao público é a exposição “Arqueologias de Destruição”. A exposição é uma de três vertentes do projecto final de mestrado de Susana Santa-Marta em “Filme & Media, Arte de Impacto” na Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia), que inclui um filme documental e uma experiência audiovisual imersiva, sob o mesmo título.
A exposição resulta de uma actividade pedagógica sobre arqueologia feita em Abril de 2024 no Bairro do 2º Torrão, no local onde decorreram uma série de demolições de casas autoconstruídas em 2022/23. A actividade, desenvolvida em colaboração com o Centro de Arqueologia de Almada (CAA), foi liderada por crianças residentes e ex-residentes do Bairro. Os artefactos recolhidos serão expostos e haverá um programa cultural de debates e mesas-redondas que acompanha a exposição.
No Domingo 5 de Maio às 12h45 realiza-se uma visita a ambas as exposições com Marta Lourenço. De seguida haverá um debate entitulado “Conversas a propósito de Arqueologias de Destruição“, com Susana Santa-Marta, Tânia Casimiro, Francisco Silva e as crianças do 2º Torrão Dayana Will, José Barreto, Hélder Castelo e Fábio Ferreira. A moderação vai estar a cargo de Renata Camargo. A participação livre, mediante inscrição prévia obrigatória através do e-mail geral@museus.ulisboa.pt ou do telefone 213 921 808.
"Arqueologias da Destruição", "Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial", Bairro do 2º Torrão, CAA, Centro de Arqueologia de Almada, comunidade, Cultura, Debate, Dossier Bairro do 2º Torrão, exposição, MUHNAC, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Visita Guiada