Bombeiros Voluntários de Cacilhas abrem candidaturas
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas abriu 6 vagas na categoria de bombeiro
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas abriu candidatura para 6 vagas na categoria de bombeiro para o seu quadro de profissionais.
Os Bombeiros Voluntários de Cacilhas contam com cerca de 110 Bombeiros no seu quadro activo. A formação de ingresso na carreira de Bombeiro tem uma duração aproximada de 8 meses, e é feita em regime pós laboral.
Os Bombeiros Voluntários usufruem de direitos e regalias em diferentes áreas, designadamente: educação, através do reembolso de propinas e custos com creches; benefícios de isenção de pagamento nas taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde; aumento o tempo de serviço para efeitos de aposentação, entre outros.
Se quer fazer parte dos soldados da Paz basta fazer o download da proposta de admissão aqui e enviá-la devidamente preenchida, com os documentos requeridos para o mail geral@bvcacilhas.pt até às 18h de dia 15 de Janeiro.
História da Corporação
A Corporação dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas foi fundada a 15 de Janeiro de 1891. Actualmente, encontra-se entre as cinquenta corporações mais antigas do país, tendo recebido várias condecorações, para além de ser declarada pela República como corporação de Utilidade Pública e ter recebido a Ordem de Beneficência. A corporação começou por designar-se Serviço Voluntário de Incêndios de Cacilhas.
Foi em plena revolução industrial e, com muitos investidores a acharem apetecível instalar as suas fábricas na margem Sul do Tejo; em Cacilhas, no Ginjal, na Margueira e no Caramujo e; na sequência de um trágico incêndio no Centro de Cacilhas, que um conjunto de homens se juntou na barbearia de Guilherme Silva e, decidiu fundar um corpo de bombeiros, composto por elementos da terra.
O primeiro grande incêndio onde actuaram os Bombeiros Voluntários de Cacilhas ocorreu a 9 de Abril de 1891, na fábrica de cortiça de Hilário Rodrigues Piló, no Caramujo.
Com socorro no combate a vários fogos em unidades fabris e urbanos; como na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, na madrugada de 17 de Agosto de 1910; onde era a única corporação, uma vez que a de Almada só foi fundada em 1913 e a da Trafaria em 1931, os Bombeiros de Cacilhas têm no registo a participação num diferente combate às chamas no dia 3 de Abril de 1963.
Nesse dia, a Fragata D. Fernando II e Glória foi envolta pelas chamas e, descreve, pela sua mão, o bombeiro Severino Coelho Durão, Chefe do Quadro de Honra: “regressava do meu trabalho em Lisboa; ao chegar ao Largo de Cacilhas, pelas 17h, reparo que a Fragata Dom Fernando estava envolta em fumo e chamas; entrego a minha mala de ferramentas no quiosque de livros e revistas da D. Emília e corro de imediato para a estação dos barcos.
Dirigi-me ao chefe da Estação Fluvial de Cacilhas, senhor Sintra, e pedi para ligar para o quartel para dar o alarme de incêndio. Enquanto esperava a chegada do material, a Sociedade Marítima de Transportes disponibilizou logo o Ferry-Boat Setubalense, onde embarcou o pronto-socorro Alerta e a moto-bomba Dennis, navegando imediatamente para junto da Fragata.
O intenso fumo dificultou a manobra de atracar, mas assim que nos aproximámos colocámos todo o material em carga, lançando os jactos de água pelas aberturas disponíveis.
Mais tarde chegou o Ferry-Boat Palmelense com viaturas e moto-bombas da nossa Associação e dos Bombeiros de Almada; alguns rebocadores da Marinha vieram também ajudar no combate às chamas, conseguindo flanquear o foco principal.
Corremos um enorme risco para salvar a Bandeira Nacional que se encontrava hasteada, tendo ficado algo chamuscada; foi depois dobrada e guardada em cima da bomba Dennis, de onde veio a desaparecer.
Estivemos sete horas seguidas a combater o fogo e começámos o rescaldo já perto da meia-noite; o navio estava muito danificado e havia o receio que se afundasse. Estive mais de cinco horas agarrado a uma agulheta de 70 m/m; já mal sentia os braços e só comemos quando chegámos ao quartel já de madrugada”.
Pode ler toda a história desta corporação aqui.
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