BV de Cacilhas participam no WRC

O World Recue Challenge realiza-se no Luxemburgo de 8 a 11 de Setembro

Os Bombeiros Voluntários de Cacilhas, participam na edição deste ano do World Rescue Challenge (WRC) (“Desafio Mundial de Resgate” em português), que se realiza no Luxemburgo de 8 a 11 de Setembro. Para além desta Corporação de Bombeiros do concelho de Almada, nesta edição participam outras coorporações e equipas nacionais: Bombeiros Voluntários de Praia da Vitória A, Bombeiros Voluntários da Covilhã, Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa, Nordeste Rescue Team, Bombeiros Voluntários de Mira, Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico e, Equipa de Salvamento do Regimento dos Sapadores de Bombeiros. As Corporações de Bombeiros nacionais fazem-se representar neste evento mundial por equipas de Trauma e/ou Desencarceramento.

Na edição deste ano participam 54 equipas provenientes de 16 países.

©WRC / A equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas em plena acção, na Prova de Desencarceramento que já realizaram

Nos últimos vinte anos, com as excepções de 2020 e 2021, o WRC assistiu à competição entre equipas de resgate e trauma de gabarito mundial, neste evento que é realizado com o objectivo de desafiar quem faz serviço de assistência a emergências, a desenvolver, melhorar e partilhar as suas capacidades de assistência na intervenção pós-acidente.

Neste evento, chama-se também a atenção para o problema mundial de mortes e lesões provocadas por acidentes rodoviários e, sobre os benefícios directos de uma intervenção eficaz em cenários pós-acidente, um problema que causa 1.300.000 de mortes e 50.000.000 feridos todos os anos.

O objetivo do WRC e dos seus Workshops Educacionais é o de recriar um ambiente no qual representantes de bombeiros/equipas de resgate e serviços médicos de todo o mundo, que respondem a acidentes de viação e incidentes traumáticos, possam reunir-se para partilhar, aprender, trocar ideias, conhecimentos e técnicas.

Mais de 70 equipas internacionais participam todos os anos neste desafio mundial, que abrange duas provas: a de desencarceramento e, a de assistência a trauma.

©WRC / A equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas em plena acção, na Prova de Desencarceramento que já realizaram

Na prova de desencarceramento, as equipas são avaliadas em relação ao Comando de Incidentes, Resgate Médico e Técnico, por uma equipa de assessores internacionais especializados. Cada equipa de resgate é composta por seis membros, que incluem o chefe de equipa, dois médicos, dois técnicos de resgate e um responsável pelo suporte operacional.

Na prova de Assistência a Trauma, as equipas de dois médicos são avaliadas em relação à Gestão e Progresso na Assistência a Vítimas, por uma equipa de assessores médicos internacionais qualificados.

O “Desafio Mundial de Resgate” já teve 15 edições em quinze países diferentes, viu a edição de 2020 adiada e, teve edição virtual em 2021. Já tem duas candidaturas aprovadas para sede do World Rescue Challenge para 2023 e 2024.

O edição virtual assistiu a uma nova área de alcance para o WRC e, os ensinamentos aprendidos nesta edição serão incluídas em futuras edições, com o objetivo de garantir que a partilha de conhecimentos seja feita comos que não podem participar num WRC. Esse conhecimento será acrescentado à transmissão ao vivo do WRC, parte principal do evento desde 2015.

O Almada Online deseja muito sucesso a todas as equipas portuguesas presentes neste evento, em especial à equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

Pode consultar o calendário das provas e workshops aqui e assistir às provas em livestream aqui.

, , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “BV de Cacilhas participam no WRC

Comentários estão fechados.