Caparica | 4º Tec2Med, Congresso Internacional Tecnológico de Saúde

De 3 a 7 de Maio decorre no campus da FCT NOVA o Tec2Med, um congresso internacional tecnológico da área da saúde

Entre os dias 3 e 7 de Maio, na NOVA School of Science and Technology – FCT NOVA, cujo campus universitário se encontra localizado no Monte da Caparica, decorre a quarta edição do Tec2Med, o congresso internacional tecnológico da área de saúde em Portugal, dedicado a alunos universitários, investigadores e empresas.

O congresso Tec2Med apresenta nesta edição, mais de 30 workshops certificados, desde impressão e modulação 3D a robótica, liderado pela FCT NOVA e seus parceiros, como o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) ou o Institute For Systems and Robotics (ISR). O programa inclui uma competição em parceria com a CUF, dois debates, uma mesa-redonda de empreendedorismo em saúde, 40 instituições presentes em networking, incluindo empresas e laboratórios líderes em diferentes áreas de tecnologia e inovação, keynote lectures e masterclasses com oradores de oito países. 

Até que ponto devemos usar a inteligência artificial para manipular o genoma humano? Como a exploração espacial salva vidas aqui na Terra? Será que os dinossauros ainda nos podem ensinar a criar tecnologias inovadoras? Que novas tecnologias estão a ajudar os pais de crianças com cancro?  Estas são algumas das muitas questões às quais o congresso procurar responder.

Entre os oradores convidados, destaque para o ex-astronauta e cirurgião de tripulação da NASA, Jonathan Clark, actualmente consultor para a Space X e a Virgin Galactic; Alexander Seifalian, reconhecido especialista em medicina regenerativa e engenharia de tecidos, director científico da Liberum Health; Conor Mcguinn, o investigador de robótica que criou a Akara Robotics e está a revolucionar mundialmente os hospitais com robôs que realizam automaticamente a higienização das salas cirúrgicas; ou Joel Júnior, o engenheiro mecânico brasileiro que, após perder o filho, decidiu criar uma tecnologia disruptiva que procura impedir que outros pais passem pelo mesmo.

“O Tec2Med Summit foi fundado em 2019 por 4 estudantes da FCT NOVA decididos a investirem e apaixonados pela possibilidade de inspirarem toda a sociedade a construir em conjunto um novo futuro para a Saúde. Desde aí que o congresso é organizado anualmente com a colaboração de dezenas de pessoas e instituições que abraçaram essa mesma missão. Trabalhamos para criar oportunidades únicas que invistam no valor das actuais e futuras gerações de profissionais, engenheiros, empreendedores e cientistas que estudam/trabalham em Saúde e, que ao mesmo tempo inspirem o público em geral sobre as mais recentes inovações tecnológicas na área. Trazemos anualmente temas disruptivos e únicos no mundo a Portugal, desafiando o nosso público a reflectir sobre eles. Acreditamos que enquanto país precisamos unir-nos de forma multidisciplinar e traçar uma visão clara dos nossos objectivos, em particular para a Saúde, tendo sempre por base a noção do bem comum. Precisamos valorizar mais a formação de todas as próximas gerações de profissionais que trabalham na Saúde, incluindo os engenheiros e os técnicos, porque de todos eles, da sua visão integrada, dependerá a futura qualidade das nossas instituições de Saúde. Ao mesmo tempo é necessário envolver continuamente os actuais profissionais, e criar oportunidades para que estes possam também investir na sua formação contínua, partilhar as suas ideias e contributos. Inspirados pela dinâmica da universidade em que fomos fundados originalmente, damos muito valor ao pensamento fora da caixa, à união, à empatia e ao forte sentido de dever pelo bem comum. Foi com essa paixão que ao longo dos anos, o Tec2Med tornou-se uma referência académica nesta área no país.”, esclarece a organização em comunicado.

O programa completo do Congresso pode ser consultado aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,