Caparica | Apresentação do Festival de Música dos Capuchos 2023
Dia 19 de Março, às 16h30, o Auditório do Convento dos Capuchos recebe a apresentação da edição de 2023 do Festival de Música dos Capuchos. Segue-se um concerto de lançamento com o duo vienense Mario Hossen e Lilyana Kehayova
No dia 19 de Março, pelas 16h30, o Auditório do Convento dos Capuchos recebe a apresentação da edição de 2023 do Festival de Música dos Capuchos, que terá lugar de 25 de Maio a 23 de Junho.
Em 2023, o Festival de Música dos Capuchos dedicará vários concertos às estações do ano, desde as “Quatro Estações” de Vivaldi até à aguardada estreia em Portugal das “Quatro Estações Americanas” de Philip Glass, a cargo da célebre Orquestra Franz Liszt de Budapeste, que celebra este ano sessenta anos de existência.
O festival abordará cinco séculos de repertório musical, da Renascença aos dias de hoje, passando pelo jazz e o tango, com a presença de agrupamentos e solistas de referência nacional e internacional. Entre várias efemérides, o destaque para a comemoração dos setenta anos de carreira de António Victorino d’Almeida e dos centenários dos nascimentos de Mário Cesariny de Vasconcelos, Natália Correia e Eugénio de Andrade.
Após a apresentação do programa completo do Festival, segue-se o concerto de lançamento com a presença do duo vienense composto pelo violinista Mario Hossen e pela violoncelista Lilyana Kehayova, que interpretarão obras de Bach, Händel e Paganini, entre outros compositores.
O concerto é de entrada gratuita limitada à lotação da sala, com levantamento de bilhetes no Convento dos Capuchos (de Quinta a Sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h) e no Fórum Romeu Correia, a partir de 16 de Março (Quinta e Sexta das 14h30 às 18h e Sábados das 15h às 18h). Só se pode levantar dois bilhetes por pessoa.
Mais informações
info@festivalcapuchos.com | tel.: +351 938 941
Programa do concerto
Mario Hossen Violino
Lilyana Kehayova Violoncelo
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) Sonata BWV 1023
Rainer Bischof (1947 – ) “Liebesgeflüster” (“Susurro de amor”)
Niccolò Paganini (1782 – 1840) Capriccio “Nel cor più non mi sento”
Pēteris Vasks (1946 – ) “Pianissimo”
Georg Friedrich Händel (1685 – 1759) “Passacaglia” (arranjo de Johan Halvorsen)

Mario Hossen Violino
O violinista e maestro austro-búlgaro Mario Hossen é considerado um dos principais intérpretes da música de Paganini. Como solista aclamado internacionalmente, Hossen tocou com orquestras de renome como a Filarmónica de Londres, a Sinfónica de Viena, a Orquestra della Scala di Milano, Academy of St. Martin in the Fields, English Chamber Orchestra, a Sinfónica Tchaikovsky de Moscovo, entre muitas outras.
Elogiado pelo seu virtuosismo ímpar e pela presença carismática em palco, Hossen toca um repertório que vai do Renascimento à música contemporânea e ao jazz.
Recebeu vários prémios de prestígio, entre eles o Prémio Cidade de Sófia, Músico do Ano.
É director artístico do Festival Internacional de Varna, o mais antigo festival de música da Bulgária (1926), recentemente premiado pela Associação Europeia de Festivais.
Os seus esforços musicológicos e artísticos estão focados, entre outros temas, na pesquisa sobre Paganini. Hossen editou a obra completa de Paganini para violino solo e para violino com orquestra, que está disponível como edição histórico-crítica pela editora austríaca Doblinger.
Gravou vários álbuns aclamados com a estreia mundial das peças mais famosas de Paganini na sua versão original, editadas pela principal editora italiana “Dynamic”.
Os seus lançamentos mais recentes incluem as sonatas para violino e piano de Beethoven, os concertos para violino de Paganini e Bruch e as sonatas para violino e cravo de Bach, gravadas em conjunto com Barbareschi.
Como maestro, dirige a Orquestra de Câmara de Viena na temporada de concertos “Concert Spirituel”, em Viena.
Hossen toca num violino construído por G.B. Guadagnini (1749), cedido para o seu uso exclusivo pelo Banco Nacional da Áustria.

Lilyana Kehayova Violoncelo
A violoncelista búlgara Lilyana Kehayzzova é professora de violoncelo na New Bulgarian University, em Sófia, e é, desde 2014, secretária-geral da International Music Academy Orpheus em Viena.
Graduou-se na Escola Nacional de Música “Lyubomir Pipkov”, em Sófia, na classe da professora Anna Atanasova, e concluiu o mestrado no Conservatório de Viena, sob orientação da professora Lilia Schulz-Bayrova.
Apaixonada pela música de câmara, Kehayova tem participado em numerosos festivais internacionais de música em vários países europeus, colaborando com músicos como Mario Hossen, Gérard Caussé, Vladimir Mendelssohn, Boris Mersson, Romain Leleu, Raffaele Mallozzi e Rudolf Leopold e tem vindo a apresentar-se em algumas das mais relevantes salas europeias, entre as quais a Musikverein (Viena), Athenaeum (Bucareste), Rudolfinum-Dvořak Hall e Smetana Hall (Praga), Palau de la Música Catalana (Barcelona), Bulgária Hall (Sófia).
Apresentou-se como solista com orquestras como a Sofia Philharmonic Orchestra, Mitteleuropa Orchestra Udine, Varna Philharmonic Orchestra, Sinfonietta Vratsa, Chamber Orchestra “Orpheus”, North Czech Philharmonic Teplice, entre outras.
Lilyana Kehayova é laureada em vários concursos, entre os quais se destacam o 1º Prémio no Concurso “Fidelio”, em Viena, e o 1º Prémio “Concertino Prague”, na República Checa.