Charneca da Caparica | Mansão de youtubers visada em falsa chamada para 112
Quinta-Feira dia 31 de Março, às 3 da manhã, uma chamada falsa para o 112 accionou vários meios de socorro para a mansão de youtubers famosos, na Herdade da Aroeira
Na madrugada desta Quinta-Feira dia 31 de Março, pelas 3 da manhã, foram mobilizados vários meios de emergência e socorro, nomeadamente uma patrulha da GNR, uma ambulância e um veículo urbano de combate a incêndio, para a Herdade da Aroeira, após recepção de um chamada falsa através do 112.
A chamada mencionava “berros” e “disparos” na mansão onde vivem os youtubers Diogo da Silva (Windoh), João Barbosa (Numeiro) e a streammer Joana Fortunato, mais conhecida como Imauppa. Quando chegaram ao local, os militares e operacionais não detectaram qualquer desordem. Segundo a Tv 7 Dias, a mansão custa 10 mil euros por mês, sendo o seu custo dividio pelos jovens youtubers.
Fonte da GNR confirmou ao JN que foi registada a ocorrência, mas que não foi possível até ao momento, identificar o autor da falsa denúncia. “Infelizmente nestas chamadas falsas via 112 pouco há a fazer. Ainda que estejamos frequentemente a avisar as pessoas para a problemática”, acrescentou.
Windoh estava a fazer um directo quando os amigos o alertaram para o facto de que havia alguns agentes da polícia à sua porta e os bombeiros estavam a caminho. Num vídeo publicado no Youtube, Diogo da Silva afirma conhecer a identidade do autor da denúncia.
Segundo o que o youtuber revelou no vídeo, a chamada foi feita por um rapaz, já maior de idade, que se fez passar por alguém que vivia no seu condomínio. Tendo em conta a quantidade de meios de emergência e autoridade que foram deslocados para o local, deixou um aviso aos seus seguidores. “Se vocês não têm respeito por nós, pelo nosso trabalho nem pelo nosso descanso, às três da manhã a fazer uma m**** destas, tenham pelo menos respeito pelas pessoas que estão a trabalhar”, frisou.
No vídeo dirige-se directamente ao autor da denúncia, cuja identidade afirma conhecer. “Consigo perceber porque é que havias de achar piada a isto”, explicou Windoh, deixandono ar que, por estar a fazer uma transmissão em directo, o rapaz teve esta atitude para ver a sua reacção em tempo real. Diogo da Silva diz ainda no vídeo, que o mesmo tipo de situação já lhe tinha acontecido noutros locais onde morou anteriormente.
Recorde-se que Windoh esteve envolvido em várias polémicas anteriores, nomeadamente em 2021, quando vendeu cursos sobre mercados financeiros e criptomoedas por 400 euros, cujo conteúdo havia sido, alegadamente, copiado da Wikipédia. Nessa altura perdeu patrocínios e recebeu ameaças de morte. Em 2022, teve o seu Audi R8, avaliado em 245 mil euros, apreendido pela PSP em pleno Marquês do Pombal. Foi também notícia por ter sido assaltado nos Estados Unidos.
Windoh, para além de manter a sua presença online, abriu a loja de sneakers Rotation, na Rua do Salitre, próxima da Avenida da Liberdade em Lisboa e, auto intitula-se o “pioneiro da sneaker culture em Portugal.” Nesse espaço vende ténis de luxo de marcas conceituadas, chegando alguns a atingir o preço dos 2,500 euros.
Diogo da Silva tem 27 anos e 739 mil seguidores na sua conta de Instagram. A sua conta no Youtube tem um milhão e 700 mil seguidores.
De salientar que a práctica do crime de abuso e simulação de sinais de perigo pode ser punida com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias. De acordo com o Código Penal, incorre neste crime “quem utilizar abusivamente sinal ou chamada de alarme ou de socorro, ou simuladamente fizer crer que é necessário auxílio alheio em virtude de desastre, perigo ou situação de necessidade colectiva”.
112, ambulância, Charneca da Caparica, crime, Diogo Figueiras, falsa denúncia, GNR Charneca da Caparica, Herdade da Aroeira, João Barbosa, Mansão de youtubers, Numeiro, veículo de combate a incêndio, Windoh