Charneca da Caparica | Miguel Oliveira regressa à competição

O piloto português terá ainda de passar o exame médico da organização do campeonato. Caso esteja aopto este será o seu 200º Grande Prémio.

O piloto almadense Miguel Oliveira (Aprilia) vai regressar à competição no próximo fim de semana, de 14 a 16 de Abril, no Grande Prémio das Américas de MotoGP, terceira ronda do Mundial de Velocidade, que se disputa em Austin, no estado do Texas, nos Estados Unidos, adiantou ontem, dia dia 11 de Abril, a equipa RNF.

No entanto, o piloto português, que sofreu uma lesão de impacto em vários tendões da perna direita durante o GP de Portugal, a 26 de Março, após ser abalroado pelo espanhol Marc Márquez (Honda), terá, ainda, de passar o exame médico da organização do campeonato.

«Miguel Oliveira, que sofreu uma infeliz lesão na ronda caseira há menos de três semanas, está pronto para regressar esta semana e viajar para os EUA. Contudo, precisa de passar o teste médico na Quinta-Feira e ser declarado apto para a corrida», adiantou a equipa do piloto português, em comunicado.

A RNF Aprilia frisa, ainda, que Miguel Oliveira «tem boas sensações no que respeita à sua recuperação». Já o piloto português, de 28 anos, diz-se «obviamente entusiasmado» com a viagem para os EUA.

«Foi uma pena ter falhado o GP da Argentina (segunda prova do campeonato), mas estou ansioso por voltar a trabalhar com a equipa e voltar a descobrir a mota nesta pista», frisou. O piloto luso admite que o Circuito das Américas «não foi uma pista fácil» para si no passado, mas este ano espera poder «dar a volta às coisas e começar forte o fim de semana».

“Tivemos uma corrida difícil no Domingo na Argentina. Todos nós, pilotos da Aprilia, juntamente com as nossas equipas, estamos a trabalhar muito para perceber o que se passou lá. De qualquer forma, acho que o COTA (Circuito das Américas) é uma boa pista para mim. Quero muito aproveitar para rodar, além de tentar entender por que fomos mais lentos na corrida da Argentina. No entanto, acho que demos um passo durante o último fim de semana e, no Texas, pretendemos confirmar esse mesmo passo”, afirma confiante Miguel Oliveira

O piloto da Charneca de Caparica, está pronto para voltar às corridas esta semana e já viajou para os Estados Unidos, com expectativa, e pretende voltar ao trabalho o quanto antes.

O fim de semana americano começa na próxima Sexta-Feira com as duas primeiras sessões de Treinos Livres às 16h45 e às 2h (hora de Portugal Continental) para a classe rainha, antes de um movimentado Sábado com o novo formato de corridas – as Sprint Races, às quais os pilotos e equipas ainda precisam adaptar-se. A corrida mais longa do fim de semana acontece no Domingo, às 20h (hora de Portugal Continental).

«Marcar pontos tanto na corrida sprint (Sábado) como na principal (Domingo) seria bom e, claro, importante depois de não ter conseguido fazer nada nas três últimas oportunidades», concluiu Miguel Oliveira.

Vai ser também neste fim de semana que Miguel Oliveira vai alcançar uma marca importante na sua carreira como piloto no campeonato do mundo de MotoGP, ao realizar o seu 200º Grande Prémio. As 199 corridas realizadas até hoje por Miguel Oliveira foram divididas por quatro categorias (MotoGP, Moto2, Moto3 e 125cc), e equivalem, a título de exemplo, a 200 Domingos seguidos de competição ou a quatro anos de corridas sem qualquer interrupção.

Recorde-se que Miguel Oliveira ao longo desta totalidade de Grandes Prémios pisou por 41 vezes o pódio. Fez soar por 17 vezes “A Portuguesa” (seis em Moto3 e também em Moto2, e cinco em MotoGP), conseguiu conquistar por 13 vezes o segundo degrau do pódio (quatro em Moto3, sete em Moto2 e duas em MotoGP) e fechou o pódio em P3 por 11 vezes (três em Moto3 e oito em Moto2).

Oliveira conseguiu também somar cinco pole positions ao longo destes 200 Grandes Prémios (duas em Moto3 e também em Moto2, e uma em MotoGP) e assinou ainda por 12 vezes a volta mais rápida numa corrida (seis vezes em Moto3, quatro vezes em Moto2 e duas vezes em MotoGP).

O GP das Américas é a terceira de 21 provas do calendário de 2023. Após duas rondas já disputadas, o italiano Marco Bezzecchi (Ducati) lidera o campeonato de MotoGP, com 50 pontos.

Miguel Oliveira é 19.º, com três pontos somados fruto do sétimo lugar na corrida sprint do GP de Portugal. Desde então, foi forçado a desistir na corrida principal da prova portuguesa devido ao choque de Marc Márquez, falhando a ronda seguinte, na Argentina, devido à lesão contraída naquele incidente.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,

Um pensamento em “Charneca da Caparica | Miguel Oliveira regressa à competição

Comentários estão fechados.