CicloExpresso já pedala no concelho de Almada

O CicloExpresso arrancou dia 23 de Maio na Costa da Caparica. A inciativa também abrange escolas de Almada e Cacilhas

O CicloExpresso, consiste numa viagem de bicicleta para a escola realizada em grupo, com um percurso e horário definidos e de forma segura. Este projecto inovador no concelho de Almada abrange numa fase inicial a Escola Básica nº2 da Costa da Caparica, a Escola Básica Cataventos da Paz de Cacilhas e a Escola D. António da Costa de Almada.

No dia 23 de Maio cerca de 20 crianças pedalaram de casa até à escola na Costa da Caparica e, hoje dia 24, a iniciativa arrancou em Almada.

“É excelente ver esta transição para uma mobilidade mais sustentável, com as crianças felizes a chegar à escola”, sublinhou João Bernardino, mentor da iniciativa, ontem na Costa da Caparica. “O CicloExpresso começou na comunidade e mais tarde como projecto-piloto em Lisboa. Este ano alargámos o projecto a outras localidades do país. Almada foi um dos primeiros municípios a aderir.”

“É uma extraordinária forma das nossas crianças começarem o dia”, adiantou Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), na mesma ocasião. A autarca espera que estes comboios de bicicletas venham a crescer e passem a ser um hábito.

Tal como um comboio normal, o CicloExpresso tem percurso e horário definidos e qualquer criança pode ir de casa até à escola na sua bicicleta de forma segura, lúdica e em comunidade, acompanhada por monitores adultos. Pode ver os percursos e horários do CicloExpresso para a Escola Básica nº2 da Costa da Caparica aqui, para a Escola Básica Cataventos da Paz de Cacilhas aqui e para a Escola D. António da Costa de Almada aqui.

Esta resposta de mobilidade activa regular vai circular até ao final deste ano lectivo. Às Terças e Quintas-Feiras na Costa da Caparica e às Quartas em Almada, com o objectivo de incentivar a utilização da bicicleta como meio de deslocação saudável, confortável e amigo do ambiente, capacitando as crianças para conhecerem o ambiente à sua volta, estimulando a autonomia e as capacidades motoras e sensoriais.

A iniciativa tem ainda como principais finalidades promover a mobilidade sustentável entre crianças e encarregados de educação, capacitar as crianças para se deslocarem em bicicleta de forma segura e autónoma e fornecer no imediato uma alternativa de mobilidade a todos os intervenientes. A implementação de comboios de bicicletas contribui também para a redução do tráfego automóvel na cidade, em particular na envolvente escolar, para o alcance de metas de redução carbónica e para a construção de uma cultura de mobilidade menos dependente do automóvel, com efeitos imediatos na comunidade.

Os CicloExpressos permitem também que as crianças cheguem à escola mais despertos, já com uma boa dose de conversa e brincadeira com os seus amigos, aprendendo gradualmente a circular em segurança e autonomia na via pública.

Para apoiar este projecto de mobilidade sustentável, a CMA instalou parqueamentos nas três escolas, permitindo que as crianças possam guardar as suas bicicletas em segurança.

O CicloExpresso é uma actividade gratuita, que requer inscrição prévia, para que seja activado o seguro e geridas as presenças nos comboios de bicicletas.

A Inscrição de crianças pelos encarregados de educação no CicloExpresso pode ser feita acedendo a este link e, a Inscrição de adultas/os como “maquinistas” (responsáveis por dirigir e/ou acompanhar cada comboio de bicicletas até à escola) neste.

A implementação do CicloExpresso no concelho de Almada resulta de uma parceria entre a CMA e a Cooperativa BiciCultura, e conta com o apoio do Fundo +PLUS, um Programa de Investimento da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC) , da Junta de Freguesia da Costa da Caparica (JFCC), do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro (AEEN) e do Agrupamento de Escolas da Caparica (AEC).

Mais informações

comboios@bicicultura.org

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online