Cine Incrível proibido de realizar concertos a partir de 14 de Fevereiro

Sentença judicial decorrente de uma queixa de ruído

Foi através de um comunicado partilhado hoje, 23 de Janeiro, na sua página do facebook, que o Cine Incrível – Alma Danada partilhou com amigos e seguidores a triste notícia. Não haverá mais concertos ao vivo no espaço icónico da Rua Capitão Leitão a partir de 14 de Fevereiro.

Inaugurado em 1926, o antigo cinema da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), cuja gestão cultural é feita pela Associação Alma Danada desde 2011, tem resistido ao passar do tempo, embora com dificuldades. O período da pandemia foi especialmente problemático para a Associação e, somente graças a um crowdfunding , que conseguiu angariar alguns milhares de euros, foi possível conseguirem ter as contas em dia. O Cine existe porque há pessoas que querem mesmo que exista.

Apesar de ter realizado centenas de concertos ao longo destes 12 anos, o Cine Incrível – Alma Danada vê-se agora obrigado “a realizar outro tipo de eventos culturais e a funcionar como bar convencional”, de Quarta a Domingo.

Tudo isto devido a uma queixa de ruído por parte de moradores da zona, que resultou “numa luta judicial travada nos tribunais durante três anos” e que teve agora o seu desfecho, impedindo judicialmente o espaço de realizar a sua programação de música ao vivo, “enquanto não se realizarem mais obras de insonorização” no Cine-Incrível. Nem a classificação de imóvel de interesse municipal, ou o trabalho realizado ao longo de 12 anos em prol da cultura, vingou em tribunal.

No comunicado a Alma Danada declara que continuarão “a desenvolver actividades compatíveis com a sentença imposta, sempre ao Vosso Lado!”. A organização aproveita para deixar “Um agradecimento imenso a todos os que nos permitiram divulgar a música em Almada durante estes 12 anos. Esperamos por todos vós para beber um copo! Quem esteve sempre ao nosso lado é imprescindível para que continuemos.” Terminam o comunicado dizendo que se encontram “abertos a novas ideias/projectos que não interfiram com a sentença judicial.”

O Almada Online contactou Clara Sousa, programadora cultural da Associação Alma Danada, que se encontra numa reunião devido a esta proibição.

Nos comentários do comunicado, são já muitos os amigos e frequentadores do Cine-Incrível que se disponibilizaram para ajudar. A Alma-Danada declara ainda nos comentários que a insonorização tem um valor muito elevado, devido também ao pé alto do imóvel, que abrange as três bancadas do anterior cinema e toda a altura do prédio onde se encontra, e que neste momento existem custas de tribunal que têm que pagar.

Devido à importância cultural deste espaço histórico na vida dos almadenses e na história de Almada, esta é uma notícia à qual voltaremos assim que tenhamos mais informações.

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Cine Incrível proibido de realizar concertos a partir de 14 de Fevereiro

Comentários estão fechados.