Comemorações do Dia Internacional da Mulher

Em Março, o concelho de Almada celebra as mulheres com campanha de comunicação, música, cultura e debates

Almada assinala o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, com iniciativas que têm como tema central o impacto da guerra nas mulheres e raparigas e, a importância da Paz, enquanto valor fundamental para a garantia dos Direitos Humanos.

Na Quarta-Feira, dia 1 de Março, é lançada a campanha de comunicação “A Guerra no Rosto de uma Mulher”, cujo objectivo é dar visibilidade aos múltiplos impactos da guerra na vida das mulheres. Nas ruas de Almada vai poder ver os rostos e os testemunhos que algumas delas aceitaram dar, enquanto contributo, para a sensibilização e reflexão sobre os efeitos da guerra, em particular nas Mulheres.

©CMA / Campanha de Comunicação “A Guerra no Rosto de uma Mulher” alerta para os impactos da guerra na vida das mulheres

Numa outra face destas comemorações, no dia 8 de Março das 19h às 21h, a Academia Almadense vai ser palco de um espectáculo único integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher e dos 100 anos do nascimento de Natália Correia. O espectáculo “Natália é Quando Uma Mulher Quiser” é uma homenagem à Mulher através de alguns dos poemas mais emblemáticos da escritora açoriana, com arranjos e direcção musical de Renato Júnior e Hélder Godinho, aos quais dão voz as cantoras Áurea, Ana Bacalhau, Amélia Muge, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Maria João, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane, com a participação de um quinteto de músicos e o ensemble de cordas da Orquestra Promenade. A entrada é gratuita, mediante o levantamento prévio de bilhete, num máximo de 4 por pessoa. Os bilhetes poderão ser levantados no Museu de Almada – Casa da Cidade , Terça-Feira 7 de Março, das 10h às 13h e das 14h às 18h, e na Academia Almadense, Quarta – Feira, 8 de Março das 14h às 18h.

©Jaime Serôdio /SPAutores / Ana Bacalhau é uma das vozes do concerto que celebra os 100 anos de nascimento de Natália Correia

O programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher integra ainda duas palestras. No dia 8 de Março às 10h, terá lugar no Fórum Municipal Romeu Correia a palestra “Impacto da Guerra nas Mulheres e a Paz para a garantia dos Diretos Humanos”. As oradoras participantes são Manuela Tavares, Investigadora em Estudos sobre as Mulheres e membro da Direção da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta; Tânia Ganito, Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (FCH-UCP). A moderação está a cabo da Câmara Municipal de Almada (CMA).

A 16 de março às 15h, também no Fórum Municipal Romeu Correia o tema da palestra será “Mulheres e Guerra Colonial”. As oradoras neste tema serão Helena Neves, Investigadora e Professora Universitária; Sofia Branco, Jornalista e autora do Livro “A Guerra Colonial e as Mulheres Portuguesas”; Ana Paula Esteves, participante na campanha “A Guerra no Rosto de uma Mulher” e; Arminda Santos, Enfermeira Paraquedista. A moderação estará a cargo de Manuela Tavares, membro da Direcção da UMAR.

©CMA / Campanha de Comunicação “A Guerra no Rosto de uma Mulher” consiste em testemunhos reais
Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,