Costa da Caparica | A Festa em Gion

Um filme de Kenji Mizoguchi que pode ser visto dia 16 de Maio às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “A Festa em Gion”, de Kenji Mizoguchi, o terceiro do ciclo de cinema dedicado ao cineasta japonês, que decorrá durante o mês de Maio.

No bairro de Gion no Quioto do pós-guerra, Miyoharu (Michiyo Kogure), uma gueixa, aceita tornar-se mentora da aprendiz de 16 anos Eiko (Ayako Wakao), cuja mãe, recentemente falecida, fora também gueixa. Ao fim de um ano e antes de Eiko se iniciar na arte, Miyoharu pede dinheiro emprestado a um empresário que se interessa por Eiko, que no primeiro encontro resiste aos seus avanços, mordendo-lhe a língua. As duas são excluídas de todas as casas de gueixas da cidade.

Miyoharu pode ser banida do circuito comercial das casas de gueixas mas não abandona Eiko, ama-a até. Eiko sabe que, por ela, Miyoharu não tem trabalho, e implora que a deixe partir. Ela recusa, permanece inflexível, abraçam-se, aperaltam-se e partem de novo para a noite onde os tambores ainda se ouvem.

A tradição no centro de um filme que se desenvolve na teia modernista dos negócios de um Japão pós-guerra. Ser gueixa é uma profissão exigente e bela que não pode condescender. Ao dinheiro que tudo paga e deve satisfazer, existe uma norma de conduta e de protecção a seguir. Uma lei que a amizade impede de transigir.

Depois de uma série de filmes de época, Mizoguchi voltava aqui à representação do Japão contemporâneo, num filme que pode ser aproximado de “Gion no Shimai”, de 1936.

A palavra Bayashi, do título original do filme, não descreve propriamente festa ou músicos, mas um certo rufar de tambores que anuncia a festa anual no bairro de Gion, em Quioto. 

O filme vendeu o Leão de Prata para o Melhor Realizador no Festival de Veneza, e de Melhor Actor Secundário e Melhor Actriz Secundária nos Prémios Blue Ribbon.

©DR / Empresários, negócios e gueixas, são os temas do filme.

Ficha Técnica:

Título original: Gion Bayashi
Realização: Matsutarô Kawaguchi
Argumento: Yoshikata Yoda, com base num romance de Matsutarô Kawaguchi (amigo de infância de Mizoguchi)
Produção: Hisakazu Tsuji
Elenco: Michiyo Kogure, Ayako Wakao, Seizaburô Kawazu
Música: Ichirô Saitô
Fotografia: Kazuo Miyagawa
Edição: Mitsuzô Miyata
Género: Drama
Origem: Japão
Ano: 1953
Duração: 85 min.
Classificação: M/12

1€ Sócios | 2€ Geral

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,