Costa da Caparica | Ciclo de cinema Audrey Hepburn
Em Setembro, todas as quintas-feiras às 21h no Auditório Costa da Caparica
A Associação Gandaia apresenta, todas as quintas-feiras durante o mês de Setembro, sessões de cinema às 21h, inseridas num ciclo que homenageia a actriz Audrey Hepburn. Os bilhetes custam 2€ e, 1€ para sócios.
O ciclo começa dia 1 de Setembro com a projecção do filme “Férias em Roma” (Roman Holiday). O filme foi nomeado para 10 Óscares e, Audrey Hepburn foi premiada com um, no primeiro papel da sua vida, pelo seu retrato de uma princesa dos dias modernos, revoltada e aborrecida com as suas obrigações reais, que decide explorar Roma sozinha. Conhece Gregory Peck, um jornalista americano que, em busca de uma história exclusiva, pretende esconder a sua verdadeira identidade. Mas o seu plano falha quando se apaixonam. Eddie Albert contribui como um despreocupado cameraman de Peck. Realizado por William Wyler, esta comédia romântica de 1953, tornou-se num clássico de Hollywood. Wyler contratou como argumentista Dalton Trumbo, um homem marcado e perseguido pelo Comitê de Actividades Antiamericanas do senador McCarthy. Por quarenta anos, o filme foi creditado a Ian McLellan Hunter, de modo a não levantar suspeitas sobre a participação de Trumbo. Foi Hunter quem recebeu o Oscar de Melhor Argumento Original no seu lugar. Em 1993, foi entregue um Óscar a título póstumo a Trumbo, recebido pela sua viúva Cleo.
Dia 8 de Setembro é a vez do filme “Cinderela em Paris”, uma comédia romântica de 1957. Nele, um famoso fotógrafo de moda, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um novo rosto. Dick encontra-o em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma empregada de balcão numa livraria no Greenwich Village. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris ser fotografada para símbolo da Quality. Jo só concorda pois lá poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas idéias ela idolatra. Ao chegarem em Paris as coisas não correm como planeado.
Boneca de Luxo (Breakfast at Tiffany’s) estará em cartaz dia 15 de Setembro. No icónico filme de 1961, Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma acompanhante de luxo nova-iorquina, decidida a casar com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma os pequenos almoços em frente à famosa joalheria Tiffany`s, para esquecer os problemas. Os seus planos são alterados quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor financiado pela amante que se torna seu vizinho e, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly recusa entregar-se a um amor que contraria o seu objectivo de ser rica.
Na quinta-feira dia 22, o Auditório Costa da Caparica apresenta Sabrina. Neste filme de 1954 realizado por Billy Wilder, Humphrey Bogart, William Holden e Audrey Hepburn protagonizam uma história de Cinderela. Bogie e Holden são os milionários irmãos Larrabee de Long Island. Bogie só pensa em trabalho, Holden é um playboy. Quando Sabrina, a filha do motorista da família volta de Paris, já uma mulher crescida e glamorosa, o palco está montado para alguns sarilhos em família, quando os irmãos caiem no feitiço do delicioso charme de Hepburn.
Guerra e Paz encerra o ciclo dedicado a Audrey Hepburn no dia 29 de Setembro. Realizado por King Vidor em 1956, a história passa-se no início do século XIX, quando a Europa era controlada por Napoleão. A Rússia era um dos poucos países que conseguiu evitar o domínio francês e, preparava-se para enfrentar seu exército junto com a Áustria. Na batalha, o príncipe Andrei (Mel Ferrer) é ferido e retorna a casa e, passdo pouco tempo fica viúvo. Depois de dois anos de luto ele interessa-se por Natasha Rostov (Audrey Hepburn), a grande paixão do seu amigo Pierre Bezukhov (Henry Fonda). Este, intelectual e filho bastardo de um aristocrata, que após a sua morte lhe deixa toda a sua herança, também não pode fazer a corte a Natasha, pois é casado com a infiel Helene (Anita Ekberg). Quando uma nova guerra se inicia, Moscovo é incendiada pelos próprios moradores para afastar os invasores. Baseado no romance imortal de Leo Tolstoy, Guerra e Paz parte das invasões napoleônicas à Rússia para narrar a construção de uma nação e o fortalecimento das características básicas de um povo.
7ª arte, Associação Gandaia, Auditório Costa da Caparica, ciclo Audrey Hepburn, Cinema, Costa da Caparica