Costa da Caparica | Good, um Homem Bom
Cinema no dia 2 de Março às 21h, no Auditório da Costa da Caparica
O Cineclube Impala, apresenta no dia 2 de Março às 21h, no Auditório da Costa da Caparica o filme “Good, um Homem Bom” de Vicente Amorim.
Na Alemanha dos anos 1930, na era pré Segunda Guerra Mundial, John Halder (Viggo Mortensen) é considerado um “bom alemão”. Professor de Literatura, tímido, honesto e idealista, mora com a esposa neurótica, dois filhos carentes, e a mãe que sofre de demência senil. Acabou de publicar um romance, para o qual pesquisou mais a fundo a sua complicada vida familiar, onde defende a idéia de que a eutanásia é um acto de compaixão. Quando o livro é subitamente inscrito numa lista de apoio à propaganda do Governo, Halder vê a sua carreira ascender numa corrente de nacionalismo e prosperidade. Não leva muito tempo até os nazis voltarem a atenção para a tese de John e, este é convocado para uma entrevista na Chancelaria do Führer, em Berlim. São tempos incertos e John rapidamente percebe que mesmo as pequenas escolhas podem ter consequências devastadoras. Ao trocar a sua roupa de professor pela camisa castanha dos nazis, ele descobre que a vida e, escolhas aparentemente pessoais, carregam muito mais peso do que alguma vez teria imaginado. O declínio moral de um homem serve para contar o destino de toda uma nação.
A ideia por trás de “Um Homem Bom” é mostrar que, apesar do nazismo ter sido, sem sombra de dúvidas algo terrível, ainda assim nem todos os alemães envolvidos tinham noção do que se estava a passar, e que muitos foram tão enganados como a comunidade internacional. Ou outra leitura em que preferiam não ver o que estava a acontecer em troca de ascenção social. Este seria o papel da personagem principal, um homem íntegro, completamente apolítico, mas que acaba sendo levado pelas circunstâncias e coloca-se à frente de actos que não lhe competiam, mas que acabava por concordar pela simples ignorância dos acontecimentos ou ambição pessoal. Good, um Homem Bom toca de forma subtil nalgumas feridas que parecem nunca cicatrizar na história da Alemanha e torna ainda mais claro como a idéia de “boas intenções” foi apenas uma desculpa para as maiores atrocidades.
Vicente Amorim nasceu em Viena, numa família brasileira, estabelecendo-se mais tarde no Brasil. Começou a sua carreira como assistente de direcção, dirigindo depois anúncios comerciais e as curtas-metragens Vaidade (1990), Tudo Cheira a Gasolina (1995) e Não Fique Pilhado (2000). Em 1997 dirigiu a série A Justiceira para a TV Globo. Em 2000 dirigiu o documentário 2000 Nordestes e em 2003 fez a sua primeiro longa-metragem, O Caminho das Nuvens. Um Homem Bom é a sua segunda longa e primeiro filme em inglês e foi filmado em Budapeste, na Hungria.
Sobre o filme, Vicente Amorim declarou na estreia que utilizou os “elementos visuais, a decoração, o vestuário e a iluminação para ressaltar que se trata de uma história simbólica, uma parábola sobre a consciência, os actos e suas consequências”. Na sua opinião, “Good é um olhar muito particular sobre a vida de um homem, através do qual se conta uma história universal”.

Ficha técnica:
Realização: Vicente Amorim
Argumento: John Wrathall, a partir do livro de C.P. Taylor
Elenco: Viggo Mortensen, Jason Issacs, Jodie Whittaker, Mark Strong, Gemma Jones
Fotografia: Andrew Dunn
Música: Simon Lacey
Guarda Roupa: Györgyi Szakács
Produtora: Miriam Segal
Género: Drama / Guerra / Romance
Ano: 2008
País: Reino Unido / Alemanha
Duração: 96m
Idade: M /12
1€ sócios | 2€ geral
Associação Gandaia, Auditório Costa da Caparica, Cineclube Imapala, Cinema, Costa da Caparica, Cultura, filme, Good um Homem Bom