Costa da Caparica | Rip Curl GromSearch 2023

Matias Canhoto, Lua Escudeiro, Manuel Pirujinho, Vera Salgado, Francisco Santos e Ana Melo são os vencedores da etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023

Nos dias 10 e 11 de Abril, a Praia do Marcelino, na Costa de Caparica, acolheu a etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023. Matias Canhoto, Lua Escudeiro, Manuel Pirujinho, Vera Salgado, Francisco Santos e Ana Melo venceram a edição deste ano.

Em acção estiveram as categorias de Sub-12, Sub-14 e Sub-16, todas com sectores masculino e feminino, num campeonato no qual estiveram em jogo as vagas para a final europeia do GromSearch, a disputar entre os dias 19 e 20 de Agosto na capital do surf francês de Anglet, dois dias antes do Rip Curl Pro de Anglet, que se realiza de 22 a 25 de Agosto.

O Sol e boas ondas, com cerca de 1metro, proporcionaram boas condições para a nova geração do surf nacional mostrar o seu talento na Praia do Marcelino. Muitos jovens oriundos de todo o país marcaram presença nesta prestigiante prova para a nova geração do surf nacional, com vista à qualificação para a final europeia. A prova decorreu a bom ritmo sendo que as finais de cada categoria tiveram 30 minutos de duração.

Em Sub-16 Masculino, Matias Canhoto fechou com chave de ouro o seu desempenho de alto nível durante todo o evento ao sagrar-se campeão. Além da vitória no evento, fez também a melhor onda e score da competição nas meias-finais, com 9.50 e 16.75 pontos respectivamente, tendo sido distinguido com um prémio especial. Mário Leopoldo garantiu o 2º lugar, Bruno Amado ficou em 3º e, Joaquim Trindade em 4º.

“Este evento é importante e sabia que tinha de fazer o meu surf com essa possibilidade de me apurar para a final europeia”, referiu Matias Canhoto, surfista de Peniche. “Vim com tudo, fiz o meu surf e correu bem. As expectativas são altas para a final europeia. É ir heat a heat, o meu surf está bom, sei que se apanhar as ondas boas vou conseguir fazer scores. O objectivo é ganhar para depois ir à final mundial que provavelmente será na Austrália”, finalizou.

Nos Sub-16 Feminino, a primeira metade da final foi algo indefinida com poucas ondas surfadas, o mesmo já não acontecendo quando a bateria se aproximava do soar da buzina. Lua Escudeiro apresentou um bom surf de backside pontuando 5.00 e 7.50 pontos que a levariam ao 1º lugar e à vitória. Teresa Almeida subiu ao 2º lugar nos instantes finais, tendo Constância Simões ficado em 3º e Carmo Almeida em 4º.

“Não fiquei satisfeita com a meia-final porque fiz uns scores um bocado baixos, mas deu para passar”, começou por dizer a campeã Lua Escudeiro. “Depois entrou vento na final e estava muita corrente, mas encontrei duas ondas e consegui fazer boas notas com 7.50 e 5.00. Ir à final europeia era um dos meus objectivos este ano e espero que me corra bem em França. Estou muito feliz!”, concluiu.

Nos Sub-14 Masculino, Manuel Pirujinho manteve a consistência demonstrada ao longo de todo o campeonato tendo logo nos primeiros minutos apanhado duas esquerdas onde aplicou o seu surf de frontside que lhe valeram 6.00 e 5.75 pontos. Liderou a final do início ao fim terminando com o score de 13.85 pontos, o melhor do campeonato nesta categoria, já que ainda melhorou o seu forte arranque na derradeira bateria com duas ondas de 7.75 e 6.10 pontos. A luta pelo 2º lugar esteve ao rubro mas no final foi Francisco Anglani quem ficou nessa posição com António Lucas em 3º e Jarko Kreuzeder em 4º.

Em Sub-14 Feminino, Mafalda Cunha esteve a liderar a bateria, mas a reacção de Vera Salgado levou-a para o 1º lugar conquistando a vitória. Mafalda terminou em 2º, Francisca Miranda em 3º, Catarina Rocha em 4º e Flor Escudeiro em 5º.

Nos Sub-12 Masculino, Francisco Santos posicionou-se bem no line-up desde o início da final descobrindo as melhores direitas. Nas suas duas primeiras ondas aplicou fortes rasgadas pontuadas com 6.50 e 6.00 pontos resultando no score vencedor de 12.50 pontos. A disputa pelo 2º lugar foi animada com várias reviravoltas terminando com Vasco Leitão nesta posição, Ruy Morais em 3º e Bernardo Marques em 4º.

Na categoria de Sub-12 Feminino, as atletas dividiram-se entre o outside e o inside tendo a vitória sorrido a Ana Mel com um score de 10.75. Suri Rodrigues ficou em 2º, Mafalda Pinto em 3º, Marta Cabral em 4º e Sienna Rodrigues em 5º.

A organização do Rip Curl GromSearch 2023 esteve a cabo da Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) com o apoio da FPS (Federação Portuguesa de Surf). Este evento está integrado no programa do ASCC Surf Festival, que entre os dias 10 a 16 de Abril realiza vários eventos dedicados à nova geração na Costa da Caparica.

Para além da competição que decorreu dentro de água, durante o evento realizaram-se actividades paralelas à competição, como ações de consciencialização ambiental, passatempos, jogos lúdicos e educativos.

A etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023 faz parte de um calendário composto por meia dezena de eventos na zona europeia, que inclui passagens por Espanha, Reino Unido, França e a mencionada etapa portuguesa.

Criado em Torquay, na Austrália, em 1999, o Rip Curl GromSearch é uma competição exclusiva para jovens surfistas, rapazes e raparigas, menores de 16 anos. Realiza-se em vários locais do mundo ao mesmo tempo, no Brazil, Austrália, Indonésia, África do Sul, Nova Zelândia, EUA e Europa, culminando numa Final Internacional na Primavera. O Rip Curl GromSearch é um verdadeiro viveiro de jovens talentos, tendo descoberto futuros campeões mundiais como Stephanie Gilmore, sete vezes campeã mundial e actual número 1 no surf feminino, ou o prodígio brasileiro e campeão da World Surf League em 2014 e 2018 Gabriel Medina, entre muitos outros.

Boas ondas, bom nível de surf e muita animação marcaram o Rip Curl GromSearch português deste ano.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , ,