Cova da Piedade | A Garota Não no Museu de Almada

A Garota Não está hoje, dia 18 de Junho às 21h30, em concerto no Museu de Almada - Casa da Cidade. A entrada é livre

A Garota Não traz as suas canções de intervenção ao Museu de Almada – Casa da Cidade, hoje dia 18 de Junho às 21h30. Englobado nas festas municipais “Está Tudo em Festa! 2023”, a entrada é livre.

A cantautora nas suas letras e músicas faz uma reflexão sobre os tempos que vivemos. Uma viagem social, política, de quem luta com o coração e dá corpo, alma e voz a um projecto único. As letras das suas canções procuram transmitir uma mensagem e não serem apenas um veículo de entretenimento.

A setubalense Cátia Mazari Oliveira sempre escreveu e cantou, mesmo que sobre dinossauros e sem instrumentos. Chegada à faculdade, foi convidada a apresentar-se perante um auditório. Pensou esconder-se atrás da guitarra do pai, mas só com os aplausos percebeu que se abria ali para o mundo.

Foi num concerto de jazz que se baptizou, com a sua resposta a um senhor que insistia para que cantasse a clássica Garota de Ipanema: A Garota Não. A música é tão crua quanto doce, tão voltada para o amor como para a precariedade, recolhendo influências de José Afonso, Fausto e Sérgio Godinho.

Em 2022 lançou “2 de Abril”, considerado pela crítica como um dos “Melhores Álbuns nacionais do Ano”, sendo um álbum de homenagem ao bairro homónimo onde cresceu rodeada de música, em Setúbal. Um álbum, segundo a própria, “temperado com vontade, comoção, repulsa, cansaço e aquela dose de angústia de onde se arrancam os temas mais doridos. E depois serenidade. E depois alegria. E no fim disto tudo, uma grande gratidão.”

No final de 2022, lançou “Países que ninguém invade”, um novo tema criado em conjunto com Luca Argel, que surgiu após os dois artistas se terem cruzado em palco numa homenagem a Chico Buarque.

, , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online