Cova da Piedade | Nova Residência para Idosos
Novo equipamento social encontra-se em fase de acabamento
Já se encontra em fase de trabalhos de acabamento a Residência Nossa Senhora da Piedade, cuja obra está a cargo da Construtora DST (Domingos da Silva Teixeira, SA). É na Cova da Piedade, na Rua Francisco Ferrer, na zona da Romeira, que vai nascer este novo equipamento social ligado à paróquia da Diocese de Setúbal, que vai acolher 70 utentes e a criar 40 novos postos de trabalho.
A residência será composta por 41 quartos (17 quartos duplos e 24 individuais), seis apartamentos para casais e espaços de apoio à comunidade local, distribuídos por quatro pisos. A nova residência de habitação partilhada para idosos, é promovida pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, com um investimento superior a 4 milhões de euros, com uma área total de construção de aproximadamente 6.500m2
Este projecto incluiu a demolição de instalações industriais abandonadas e em estado de degradação, ganhando assim uma nova vida, já que irá colocar à disposição diversas valências destinadas ao apoio da comunidade local, nomeadamente uma capela, um espaço cultural polivalente e uma área destinada à fisioterapia, e uma ludoteca, abertas ao exterior, e um centro de dia com apoio domiciliário. A obra agrega ainda a ruína de uma antiga adega com 210m2, que será integrada no projecto após reabilitação
Esta residência contará com camas comparticipadas pela segurança social, que irá cobrir as despesas de cada utente, nomeadamente, avançou o presidente do Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro (promotor da obra), “idosos desprotegidos a nível socioeconómico e familiar, de forma a terem uma resposta de assistência social de qualidade”.
“Temos um produto que é equiparado ao privado, mas que é social”, disse o padre José Pinheiro, assegurando que esta tem sido sempre a linha da instituição que aposta em “respostas sociais com muito boa qualidade”
Apesar do projecto estar sedeado no concelho de Almada, destina-se também a utentes de outros territórios, sendo que a instituição irá dar primazia aos idosos que já se encontram em lista de espera nos outros dois equipamentos sociais da paroquia e aos munícipes.
O objetivo é promover a mobilidade dos idosos, através de atividades durante toda a semana. “Vamos ter uma espécie de universidade sénior ao que nós chamamos cultura aberta, que funcionará nestas novas instalações, com a atividades como ginástica, aulas de fado, fotografia, pintura, escrita criativa entre outras” explicou o padre José Pinheiro.
Apesar de ter duas infraestruturas de apoio social a idosos em funcionamento há vários anos, o facto de o concelho de Almada ser demograficamente envelhecido e as longas listas de espera levaram a IPSS a investir numa nova residência recorrendo à banca para edificar um projeto
No projecto é possível ler-se que era objetivo demolir os edifício antigos e criar algo novo, “resultando um edifício moderno, seguro e acolhedor, plenamente integrado no plano urbanístico da zona, e com resposta para 70 utentes e a criação de 40 novos postos de trabalho”, referiu, então, a diocese.
De acordo com a empresa de Braga, actualmente estão a ser executados os revestimentos em estuques, rebocos, cerâmicos, cantarias e tectos falsos, assim como as caixilharias e carpintarias.Está ainda prevista a execução de arranjos exteriores, arruamentos e de um espaço infantil.
A primeira pedra foi lançada em setembro de 2018, mas só em 2021 é que foi assinado o contrato de empreitada da construção com a empresa vencedora do concurso público, DST. O projecto conta com a assinatura do arquiteto Eduardo Porfírio e do Centro de Estudos de Engenharia, Lda.
apoio, capela, comunidade local, Cova da Piedade, Diocese de Setúbal, DST, espaço cultural, fisioterapia, novo equipamento social, postos de trabalho, Residência Nossa Senhora da Piedade, utentes, valências