Cuidados a ter na condução com chuva

O Almada Online reuniu um conjunto de conselhos sobre a condução com piso molhado e chuva

Chega a chuva, chegam os acidentes rodoviários devido às más condições climatéricas. A vontade de ficar em casa nesses dias é grande, dificilmente alguém gosta de conduzir em tempo de chuva. São também nestes dias que a maioria das pessoas sai à rua com o seu carro e começa o caos. Com mais stress, as pessoas têm mais pressa e menos cuidados rodoviários.

Conduzir com chuva requer e exige o dobro da sua atenção e cuidado. Sem nos darmos conta, as condições meteorológicas afectam drasticamente a postura de todos os condutores. E nesta situação, nem todos os condutores tomam as devidas precauções para que sejam evitados acidentes ou situações de trânsito mais constrangedoras. 

Em todo o percurso, tenha em mente: “Adapte a condução ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo e à intensidade do trânsito”. 

Antes de iniciar viagem:

1 – Pergunte a si próprio se a viagem é realmente necessária ou se seria melhor aguardar até passar a chuva mais forte. Se tiver mesmo que fazer a viagem, verifique os seus limpa pára-brisas antes de partir. Os seus limpa pára-brisas – tanto os da frente como os de trás – devem estar em boas condições. Se não estiverem, substitua-os.

2 – Ateste o depósito com combustível. A chuva pesada provoca frequentes bloqueios de trânsito à medida que os carros avariam ou colidem. A última coisa que precisa será ficar retido no trânsito com os limpa pára-brisas, aquecimento e luzes ligados, e quase sem combustível.

3 – Certifique-se que o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento.

4 – Assegure-se do bom funcionamento do sistema de travagem.

5 – Acostume-se às definições de ar condicionado e de aquecimento no seu carro, assim saberá desembaciar o habitáculo mais rapidamente.

6 – Ouça a rádio sobre informações de trânsito. Descubra se existe algum corte de estrada, acidentes ou inundações na sua rota planeada e tente encontrar uma rota alternativa.

7 – Carregue o seu telemóvel. Poderá ter que encostar para avisar as pessoas de que sofreu um atraso.

Conselhos para conduzir à chuva:

1 – Ajuste a sua velocidade

Conduzir à chuva é o mesmo que dizer, “ajuste a sua velocidade”. E quando falamos em ajustar a velocidade é antecipar qualquer tipo de situação de trânsito que possa originar algum tipo de acidente. 

Com efeito, o nosso primeiro conselho é que ajuste a velocidade ao trajecto que está ou vai seguir. Antecipe as curvas que faz habitualmente, os sinais de trânsito ou até os picos de congestionamento.

Abrande. Mantenha-se abaixo do limite de velocidade. Quanto mais devagar for, maior será o controlo que terá sobre o seu veículo – e mais fácil será travar.

Por outro lado, tenha especial cuidado à primeira meia hora de condução. A primeira chuva, juntamente com a lama e o óleo na estrada, cria uma camada escorregadia na superfície da estrada, o que pode originar situações de perigo.

2 – Mantenha uma distância de segurança ainda maior para os veículos da frente

Está a chover torrencialmente e não consegue ver correctamente a estrada à sua frente. Então redobre a atenção e aumente a distância entre si e os veículos da frente. Dê o espaço suficiente para qualquer situação de emergência. 

Duplique ou triplique a distância entre o seu veículo e o que está à sua frente.Vai ganhar tempo e espaço suficiente para reagir em situações de emergência. As distâncias de travagem aumentam em condições molhadas. Isto também o ajudará a evitar os jactos de água causados por outros veículos (especialmente os de grande dimensão), que também podem diminuir a visibilidade.  

Se alguém estiver a conduzir muito próximo da traseira do seu veículo, deixe ultrapassar. É melhor tê-los à sua frente do que atrás.

Um conselho: Divida a velocidade a que conduz por dois. Por exemplo, se está a conduzir a 90 km/h, então a distância segura para o veículo da frente é de 45 metros.

3 – Verifique regularmente a pressão dos pneus

A correcta pressão dos pneus e profundidade do pneu são essenciais para garantir uma boa aderência a pisos mais molhados ou escorregadios. 

Conduzir em piso molhado reduz a capacidade de aderência do pneu ao piso. Por isso, verifique regularmente a pressão dos pneus, se está correcta e se estes estão em boas condições. 

Como é que sabe a pressão ideal para os seus pneus? Normalmente encontra essa informação no interior da aba do depósito de combustível, no porta-luvas ou no lado interno da respectiva porta do pneu. Em alternativa, pode sempre consultar o manual do seu veículo. 

Nota: o número que está na lateral dos pneus não indica a pressão ideal, mas sim a máxima. Portanto, não use esse valor como um padrão.

4 – Trave suavemente

Conduzir com segurança também significa a obrigatoriedade de travar suavemente e não acelerar de forma brusca. Desta forma, mantém o controlo do seu carro e evita derrapagens, que podem tornar-se perigosas, para si e para os outros utilizadores da estrada.

5 – Travar com o motor

Tal como referimos no ponto anterior, nunca pressione o pedal de travagem abruptamente se conduzir com chuva. A nossa sugestão é que trave com o motor.

Por exemplo, imagine que está a conduzir com chuva e está prestes a entrar num troço que é uma descida acentuada, neste caso, utilizar o motor como auxiliar de travão, vai permitir-lhe ter maior segurança na condução. É uma solução capaz de o ajudar nas descidas de forte inclinação, mas também de o apoiar na eventualidade de falta de travões.

6 – Controle o seu pé ao travar

Pode parecer um conselho estranho, mas a verdade é que por vezes, o pé que vai ao travão de serviço pode falhar ou até escorregar. Se for o caso, mantenha a calma e resista à tendência de agir impulsivamente. Volte a pressionar o pedal de forma controlada. O pânico não é necessário pois um pé escorregadio acontece aos melhores condutores, e com chuva nada melhor que olhar para o nosso calçado antes de iniciar a condução, e limpá-lo / secá-lo se for preciso.

7 – Evite a aquaplanagem

Ao conduzir com chuva, é muito provável que se formem de lençóis de água nas estradas. Esta é uma realidade bastante perigosa devido à aquaplanagem. Se se deparar com um destes lençóis de água, mantenha o volante firme e circule lentamente.

Nunca acelere ou trave ao atravessar um lençol de água. Acelerar ou travar apenas aumenta a probabilidade de despiste.

Quando em aquaplanagem, os pneus simplesmente deixam de ter capacidade de escoar toda a água, fazendo com que o carro perca o contato com a estrada.

8 – O que fazer em casos de aquaplanagem?

Numa situação de aquaplanagem saiba como agir. Primeiro, fique calmo. Controle o impulso de querer pisar o travão, se o fizer, poderá bloquear as rodas. 

Solte lentamente o pedal do acelerador até que as rodas voltem a entrar em contacto com o solo. Tenha em atenção para não realizar manobras improvisadas. Se o fizer, poderá perder o controlo do carro, provocar um acidente ou até mesmo estragos no seu veículo.  

Assim, e quando se deparar com esta situação, mantenha uma velocidade reduzida constante e evite travagens a fundo.

9 – Utilize os médios

A chuva dificulta a visibilidade. A sua e a dos outros. Ligue os médios para ter uma melhor visibilidade e para que os outros condutores o vejam melhor. Não use os seus faróis de nevoeiro.

10 – Combata a condensação interna

A condensação interna é fruto das diferença de temperatura entre o habitáculo do carro e o exterior. Use o ar condicionado para prevenir a condensação interna, ou abra uma pequena fresta no vidro do condutor. Arejar é a palavra de ordem para combater a condensação.

11 – Fique atento a projecções de água

Esteja atento a projeções provenientes de camiões e de veículos de deslocação rápida. Isto pode reduzir temporariamente a sua visibilidade. De igual modo, esteja atento às suas próprias projeções e evite passar a alta velocidade por poças junto a peões ou a ciclistas.

12 – Avarias

O números de avarias aumenta com tempo de chuva, visto que a humidade pode causar problemas com dispositivos electrónicos e com o motor. Caso sofra alguma avaria, mantenha o capô fechado para evitar quaisquer danos adicionais. Não tente voltar a ligar o seu motor caso este se tenha desligado sozinho ou caso tenha passado por águas profundas.

13 – Conduza sem velocidade de cruzeiro

Desligue o controlo de cruzeiro quando estiver tempo de chuva. Precisará de ter o controlo total do seu carro.

14 – Faça atenção à fadiga

O stress físico no condutor aumenta, por ter de conduzir de forma prolongada sob más condições de aderência e visibilidade, que aumentam a fadiga e condicionam o comportamento.

Caso se sinta muito cansado encontre um sítio e encoste o veículo. Não se coloque em risco, nem aos outros condutores.

Em suma, o nosso maior conselho é que, faça chuva ou sol, pratique sempre uma condução defensiva e de prevenção. 

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , ,