Hospital Garcia da Orta encerra serviços de obstetrícia na sexta-feira
A situação das urgências de obstetrícia em Portugal tem vindo a agravar-se e os constrangimentos vão continuar, com os serviços repletos de limitações, em várias unidades de Norte e Sul do país.
No Hospital Garcia de Orta estão previstos constrangimentos a partir de sexta-feira e durante o fim de semana. Por causa da falta de especialistas, as urgências deverão encerrar na sexta e durante 24 horas. A urgência de obstetrícia deste hospital fechou na noite de terça-feira passada e, as urgências de obstetrícia vão estar fechadas todos os fins de semana do mês de Agosto.
Também este fim de semana estão previstos constrangimentos no Hospital de Aveiro, no Hospital São Francisco Xavier e na Maternidade Alfredo da Costa, que não deverá aceitar grávidas de outros hospitais em horas específicas.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales garantiu hoje que o Governo está a trabalhar para encontrar soluções para o encerramento das urgências de Obstetrícia e Ginecologia, no mês de Agosto.
“Vamos encontrar soluções para que muitas das lacunas que existem no mês de Agosto possam ser ultrapassadas”, afirmou.
Segundo o responsável, “primeiro, vamos procurar completar as escalas. Procurar soluções locais”, explicou adiantando que depois, as opções em rede, são apenas tidas em conta se não for possível arranjar uma solução de proximidade.
“Os hospitais estão preparados para este trabalho em rede”, assegurou, quando questionado sobre se as soluções arranjadas não irão sobrecarregar outras unidades.