Inauguração do Largo de Cacilhas
No dia 4 de Fevereiro a partir das 10h é inaugurado oficialmente o renovado Largo de Cacilhas.
No Sábado, 4 de Fevereiro a partir das 10h, o reabilitado Largo Alfredo Dinis em Cacilhas é inaugurado oficialmente. Até às 17h, haverá música, dança, animação, pinturas faciais, leitura de contos infantis, jogos tradicionais, oficinas dinamizadas pelo Clube Náutico de Almada (CNA), e um mercado de rua com cerca de 40 stands e street food. Também a Fragata D. Fernando II e Glória se associa à festa com visitas gratuitas entre as 10h e as 17h.
Estas são algumas das actividades preparadas pela Câmara Municipal de Almada (CMA), para a inauguração do renovado Largo de Cacilhas que “é devolvido aos almadenses e aos visitantes reorganizado, com o acesso ao rio requalificado, a envolvente à Fragata D. Fernando II e Glória e ao Submarino Barracuda revalorizada, o Farol de Cacilhas reabilitado.”, pode ler-se em comunicado da autarquia.
Esta animação dirigida a todas as famílias almadenses, marca o fim das obras iniciadas em Março de 2021, com um investimento inicial de cerca de 3 milhões de euros. Nessa altura o objectivo da autarquia era o de “introduzir uma nova lógica na organização da rede viária e de fluxos pedonais, contribuir para a utilização segura e cómoda dos transportes públicos, valorizar a fruição do rio Tejo e das paisagens panorâmicas, desde a baía do Seixal ao perfil recortado pelos casarios de Lisboa, potenciando a dinamização da economia local.”.
A reabilitação do Largo Alfredo Dinis englobou as repavimentações da zona pedonal e da área transitável com material permeável; a ampliação da área envolvente da Fragata D. Fernando II e Glória e do Submarino Barracuda; a conversão da zona perto do Tejo num espaço de anfiteatro; a reabilitação do farol de Cacilhas; a criação de um passeio panorâmico junto ao rio, com bancos, vegetação, e um muro-banco para descanso e protecção das mesas da área da restauração. Abrangeu também a construção de novos abrigos para os autocarros, recolocados em ilhas mais amplas, naturais e convenientes, segundo a autarquia.
A requalificação também conta com a musealização das Salgas Romanas de Cacilhas, cujos vestígios foram encontrados em 1981, durante a realização de obras na zona, que colocaram a descoberto um conjunto de tanques para preparação de conservas à base de peixe.
O Largo de Cacilhas metamorfoseou-se e, para além de zona de passagem diária de quem vai e volta do trabalho, passa também a poder ser um espaço que convida a ficar e usufruir da paisagem privilegiada sobre o Tejo, num local histórico, agora mais moderno.
Depois da Cândido dos Reis se ter tornado pedonal, da sua ligação a um Largo Alfredo Dinis renovado, falta cumprir os planos para o Ginjal, contemplados no Plano de Pormenor de 2017.
animação de rua, cacilhas, inauguração, Largo Alfredo Dinis, Mercado de rua, Paisagem urbana, reabilitação, Renovação, reorganização, requalificação, Tejo, Urbanismo