Mafalda Lopes e Margo Mignot vencem o Caparica Surf Fest 2023
Terminou hoje, Sábado dia 8 de Abril, o Caparica Surf Fest 2023. As ondas estiveram de feição para Mafalda Lopes e Margo Mignot.
Terminou hoje, Sábado 8 de Abril o Caparica Surf Fest 2023, que se disputou desde Segunda-Feira passada nas ondas da Praia do Paraíso, na Costa da Caparica. Mafalda Lopes foi a grande vencedora na prova feminina deste evento que encerrou a temporada do QS europeu 2022/23, sendo esta a sua 11.ª vitória consecutiva no surf nacional feminino neste circuito. Na prova masculina, Vasco Ribeiro terminou como vice-campeão, tendo o francês Margo Mignot arrebatado o título.
O dia começou com maré baixa e um pequeno swell nas ondas da Caparica. Com apenas seis heats restantes na competição a pressão estava em alta para os surfistasque os iam disputar. Era a procura pela primeira vitória para alguns, o título regional do QS ou a qualificação para o Challenger Series (CS) para outros, mas todos tinham grandes esperanças.
A prova começou Já depois das 10 da manhã, com as meias-finais femininas, nas quais Mafalda Lopes bateu a conterrânea Kika Veselko. Na segunda meia-final o triunfo foi da francesa Pauline Ado frente à lusa e campeã europeia Yolanda Hopkins.
Na final, a local da Caparica não deu qualquer hipótese a Ado, escolhendo as melhores ondas e somando duas notas excelentes, que perfizeram um total de 16,33 pontos, contra 12,33 da surfista francesa. Depois de ter sido finalista vencida deste evento em 2021, Mafalda Lopes uma poderosa goofy e antiga campeã europeia júnior, alcançou a primeira vitória da sua carreira no circuito WQS.
“Precisava desta vitória,” declarou emocionada Mafalda Lopes. “Não tenho palavras para descrever o que sinto. Este é o melhor lugar para vencer uma competição, com a minha família, amigos, patrocinadores, todos a apoiarem-me. Estive com melhor ligação ao mar que da última vez e também trabalhei bem, talvez estivesse destinado a acontecer hoje.”
Apesar disso, o seu triunfo não foi suficiente para arrebatar uma das quatro vagas europeias para as Challenger Series 2023. Mafalda terminou a temporada no 7.º lugar do ranking, a duas posições de garantir uma vaga.
Yolanda Hopkins, em primeiro lugar e, Carolina Mendes, na quarta posição, conseguiram juntar-se a Teresa Bonvalot e Kika Veselko entre as portuguesas que vão competir pelo acesso ao circuito mundial de 2024, que se inicia já a partir do próximo mês, com as Challenger Series a acontecer na Austrália. A francesa Pauline Ado e a basca Ariane Ochoa foram as outras duas surfistas europeias qualificadas.
Do lado masculino, Vasco Ribeiro começou o dia a triunfar nas meias-finais frente ao francês Justin Becret, defrontando na final o campeão europeu Marco Mignot, também ele francês. Apesar do bem desempenho, Vasco ficou em segundo lugar, com 15,40 pontos contra 17,80 de Mignot.
“Que bela semana na Caparica! Sinto-me abençoado com um heat tão bom na Final”, disse Mignot. “O Vasco é uma inspiração desde pequeno e eu sabia que ele era capaz de se recuperar no heat. Estou muito feliz por ter dividido a final com ele. Comecei a semana tenso por causa do ranking e quando chegamos aos quartos de final comecei a relaxar um pouco e foi aí que fiz o meu melhor surf. Ganhar o título europeu foi totalmente inesperado quando cheguei aqui, então é a cereja no topo do bolo. Estou feliz por colocar meu nome na lista dos seus vencedores.”
“É óptimo estar de volta e sentir que o meu surf está consistente. Surfar na frente da família e amigos em Portugal, é obviamente muito especial. Vou continuar a trabalhar e voltar mais forte.”, declarou Vasco Ribeiro.
França garantiu assim todos os lugares do top 8 do ranking masculino europeu e, Portugal apenas conseguiu apurar Frederico Morais para as Challenger Series 2023, por ter feito parte do circuito mundial no ano passado. Vasco Ribeiro, afastado da competição durante vários meses, terminou a temporada como o melhor português do ranking, no 14.º posto, com apenas duas etapas realizadas.
Com a conclusão do Caparica Surf Fest 2023, a temporada 2022-23 da European Qualifying Series está também terminada. Seguem as classificações finais:
Top 10 da European Qualifying Series Masculina 2022-23:
1 – Marco Mignot (FR)
2 – Kauli Vaast (FR)
3 – Joan Duru (FR)
4 – Tiago Carrique (FR)
5 – Jorgann Couzinet (FR)
6 – Gatien Delahaye (FR)
7 – Justin Becret (FR)
8 – Marc Lacomare (FR)
9 – Adur Amatriain (UK)
10 – Timothee Bisso (FR)
Top 10 da European Qualifying Series Feminina 2022-23:
1 – Yolanda Hopkins (PT)
2 – Pauline Ado (FR)
3 – Francisca Veselko (PT)
4 – Carolina Mendes (PT)
5 – Ariane Ochoa (UK)
6 – Lúcia Machado (CHN)
7 – Mafalda Lopes (PT)
8 – Tessa Thyssen (FR)
9 – Camila Kemp (DE)
10 – Marion Philippe (PF)
A Challenger Series 2023 começará a 6 de Maio com a prova Australiana Boost Mobile Gold Coast Pro. A temporada QS europeia de 2023-24 inicia-se em Agosto no Reino Unido, mais especificamente na Cornualha, com o Boardmasters Open.
Caparica Surf Fest 2023, Challenger Series, Costa da Caparica, European Qualifying Series, Final, Mafalda Lopes, Margo Mignot, Surf