Maria das Dores Meira renuncia a mandato na CMA

Veradora da CDU entregou a 26 de Abril pedido de renúncia ao mandato de vereadora

A notícia foi avançada pelo jornal O Setubalense, no dia 26 de Abril. Segundo a mesma fonte, é possível que Maria das Dores Meira se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência da câmara de Setúbal.

Maria das Dores Meira, será substituída na Câmara Municipal de Almada, por Tiago Galveia.

Em declarações à agência Lusa, Maria das Dores Meira garantiu que não renunciou ao mandato devido a qualquer problema, assegurando que sempre foi “bem tratada pelos seus pares da CDU, pelos eleitos de todas as outras forças políticas representadas na câmara de Almada e pela população do concelho”.

“Renunciei ao mandato porque entendi que tinha terminado um ciclo da minha vida, que decidi prolongar até às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Agora vou entrar num período de reflexão para, eventualmente, iniciar um novo ciclo”, justificou Maria das Dores Meira.

Maria das Dores Meira foi presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) entre 2009 e 2021, apesar de ter assumido o cargo em 2006, após a demissão do então presidente da câmara, Carlos de Sousa. Entre 2002 e 2006 exerceu o cargo de Vereadora da Cultura, Educação, Juventude, Desporto e Inclusão Social desta edilidade.

Não se tendo recandidatado à autarquia sadina devido à lei de limitação de mandatos, apresentou-se como cabeça de lista da CDU nas últimas eleições autárquicas em Almada, das quais saiu derrotada, com 29,7% dos votos, pela candidata do PS, Inês de Medeiros. Desempenhou na Câmara Municipal de Almada (CMA) o cargo de vereadora sem pelouros pela CDU, desde 2021 até ao momento.

Maria das Dores Meira vive em Almada, tendo sido responsável no concelho por um importante trabalho com crianças e jovens na Associação “Pioneiros de Portugal”. Licenciou-se em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, tendo-se pós-graduado em Direito de Propriedade Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi fundadora da empresa Tecnimarca – Marcas e Patentes, Lda. É agente Oficial da Propriedade Industrial. Foi mandatária comunitária do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, junto da União Europeia; Presidente da APERSA – Associação de Pequenos Empresários da Região de Setúbal e Alentejo; Presidente da Assembleia Internacional da AIDA – Associação Internacional de Água da região de Setúbal; Presidente do Conselho Fiscal da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses; Presidente para a Europa do Clube das Mais Belas Baías do Mundo e; Presidente Mundial do Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Foi nomeada, em 2014, Comendadora de Mérito Civil pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

O Almada Online tentou contactar Maria das Dores Meira até ao fecho desta notícia, sem sucesso.

Actualização 2 de Maio: O Setubalense avançou dia 30 de Abril, ter também “conhecimento de que Dores Meira já apresentou a sua desvinculação de militante do PCP, ficando assim livre para avançar para a Câmara de Setúbal como independente nas próximas autárquicas.”

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online