Novobanco vende à Arrow Global parte da Herdade da Aroeira por mais de 15 milhões

Mais de 102.256 m² destinados a projecto turístico e residencial, para cerca de 400 unidades. Compra também incluiu os dois campos de golfe operados pela Ribagolfe.

A Norfin liderou, em representação de um investidor internacional, a aquisição de 100% das unidades de participação de um Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, que detém activos localizados na Herdade da Aroeira, na Charneca da Caparica. Os terrenos destinam-se ao desenvolvimento de um projecto turístico e residencial, fazendo também parte do negócio os dois campos de golfe existentes, de 18 buracos cada, driving range, Club House com restaurante, kids club e um espaço comercial presentemente em funcionamento.

Segundo o Jornal Eco o vendedor terá sido o Novobanco e o comprador a britânica Arrow Global, tendo toda a aquisição do Fundo Imobiliário Arrábida que detém também a empresa Ribagolfe, gerido pela GNB Real Estate, sido superior a 15 milhões de euros. São mais de 100 mil m² de terrenos com capacidade para cerca de 400 unidades.

Segundo comunicado da Norfin divulgado ontem dia 11 de Janeiro, existe um projecto que “prevê a construção de cerca de 29.000 m² acima do solo: 247 unidades – 210 para uso turístico e 37 para uso residencial, onde se inclui um aparthotel com cerca de 150 unidades, que irá também ter restaurante, bar, spa e ginásio, entre outros serviços “. Este aparthotel tem o projecto já aprovado e está projectado para a zona da piscina.

O valor da operação não é conhecido mas, de acordo com o Relatório e Contas do fundo Arrábida, no final de 2021, “o valor líquido global do fundo era de 22.827.158 euros”. Os activos imobiliários, por sua vez, estavam avaliados em cerca de 13,5 milhões de euros.

De acordo com informação do Portal da Justiça, Volkert Reig Schmidt, presidente da GNB Real Estate desde Janeiro de 2019, renunciou ao Conselho de Administração da Ribagolfe a 21 de Dezembro. No mesmo dia, o norte-americano Jack Shevel assumiu a presidência da empresa de golfe. Ao seu lado estão Fernando Aguilar Silva e Pedro Alfarroba Alves, como vogais. A GNB Real Estate – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, é a gestora dos fundos imobiliários do Novo Banco.

Ainda de acordo com o relatório do fundo, em 2021 deu-se a “conclusão do processo da apreciação do projecto de arquitectura” para estes terrenos, bem como “a apresentação à Câmara de Almada dos projectos das obras de urbanização e do projecto de construção do hotel“. Em 2021, o fundo Arrábida “realizou um investimento significativo na reabilitação da casa club e da piscina, bem como do campo de golfe.”

“Esta transação é estratégica para a Norfin e para o Grupo Arrow Global, na medida em que estamos a expandir a área de Hospitality em Portugal, onde já se encontram Vilamoura e a Details Hotels & Resorts, que foi adquirida na segunda metade no ano passado”, explica Richard Roberts, Principal, Head of Origination and M&A da Arrow Global, no comunicado, acrescentando que “tanto a Norfin como as restantes plataformas de gestão de activos e servicing do grupo em Portugal estão bem posicionadas para identificar, lidar e gerir activos de elevada qualidade com muita procura por parte dos investidores.”

“A Herdade da Aroeira é, pelas condições que apresenta, assim como pela sua localização, a cerca de 25 minutos de Lisboa e a cinco minutos das praias de Fonte da Telha e Costa da Caparica, um espaço único para se residir, mas também para se desenvolver infraestruturas ligadas ao Turismo. Estamos muito satisfeitos por assumirmos a gestão deste fundo que se enquadra com a qualidade dos activos que a Norfin tem gerido ao longo de quase 24 anos”, refere ainda André David Nunes, CIO da Norfin.

©DR / Embora seja uma zona residencial, a Herdade da Aroeira é mais conhecida pelos seus campos de golfe

Um pouco de História

Nos anos 70 do séc XX, a Herdade da Aroeira era um complexo de luxo onde convivia a alta sociedade política e social. Hoje, a Herdade da Aroeira é um dos maiores complexos residenciais e de golfe do país, um local sossegado, seguro, confortável e verde, afirma quem lá reside.

Este não é um condomínio privado, embora os 360 hectares do empreendimento, onde existem perto de 900 lotes de moradias e mais de 700 apartamentos, se encontre vedado e a entrada se faça por uma portaria com seguranças e cancelas. Moram aqui cerca de 1600 famílias num total superior a 4000 pessoas.

O projecto deste complexo de luxo nesta propriedade da Charneca da Caparica foi idealizado nos anos 70 pelo Grupo Sousa Machado, fundado por João de Sousa Machado, em 1923, e actualmente mais conhecido como Grupo SOMA.

Na altura, funcionava ali o Clube de Campo da Aroeira, que era apenas frequentado por uma classe social abastada, inclusivamente pelas figuras mais proeminentes do Estado Novo, como Marcello Caetano ou Moreira Baptista.

Até ao 25 de Abril, a propriedade do clube era da família Sousa Machado e foi loteada para venda, mas a sua promoção não correu bem devido ao processo de ocupação pelos trabalhadores, aquando das denúncias sobre as dívidas que o engenheiro Francisco Sousa Machado tinha contraído em Angola. Numa reportagem, ainda disponível na RTP Arquivos, a comissão de trabalhadores da Aroeira alegava que uma parte dessas dívidas era referente à transferência ilegal de capitais e ao contrabando de diamantes.

Com as dificuldades de viabilização do projecto, só nos anos 90 é que a herdade conheceu um novo proprietário. Joaquim Silveira comprou o extenso terreno e foi a partir daí que o projecto começou a ser promovido como um dos mais luxuosos empreendimentos residenciais do país.

Mais tarde, a  Silaroeira – Sociedade de Desenvolvimento Turístico, fundada por Joaquim Silveira, transacionou a sua posição de promotora a outra empresa, a Silcoge, do Grupo SIL, ligada à mesma família, cujo administrador é Pedro Silveira. Entretanto, o Grupo SIL afastou-se do projecto e os lotes foram vendidos a particulares.

Agora, a responsabilidade da manutenção dos espaços verdes, das normais tarefas de higiene e limpeza urbana, conservação de arruamentos, infraestruturas, ordenamento da circulação do trânsito e proteção civil dos moradores está a cargo da Câmara Municipal de Almada (CMA), com o apoio da Aprha – Associação de Proprietários e Residentes na Herdade da Aroeira. 

Uma vez que neste complexo residem várias personalidades do futebol, nomeadamente alguns jogadores do Benfica, como Adel Taarabt ou Jan Vertonghen, há ainda uma parceria com a PM – Proteção Mundial , a empresa de Paulo Magalhães especializada em sistemas e serviços de segurança privada, que trabalha com um corpo de segurança próprio. Depois do violento assalto à casa do jogador do Benfica Nicolás Otamendi houve um reforço da segurança existente no empreendimento. 

Apesar de ser uma zona residencial, o grande chamariz daqueles 3,6 quilómetros quadrados de terreno são os dois campos de golfe com 18 buracos, que a Herdade da Aroeira promove como “o microclima” ideal para a práctica de golfe durante todo o ano.

Inaugurado em 1973, o campo de campeonato Aroeira Pines Classic, com 6044 metros de comprimento, foi desenhado pelo Arquitecto Frank Pennick e é considerado um dos melhores campos da Europa, constando na lista dos “100 melhores campos Europeus” da revista Golf World. Este campo chegou a receber o Open de Portugal em 1996 e 1997, além de diversos Ladies Open, os Amateur Champioship Gentleman & Ladies  e o European Men Clubs Trophy 2013.

Já o Aroeira Challenge, inaugurado em Abril de 2000 pelo antigo Presidente Jorge Sampaio, foi desenhado pelo arquitecto Donald Steel, com 6367 metros de comprimento e 18 longos greens – tapetes de relva onde estão os buracos – que contornam cinco grandes lagos, tendo já sido anfitrião durante vários anos do Qualifying School of Ladies European Tour e de várias edições do Portuguese Ladies Opens. 

Além dos dois campos de golfe, que eram propriedade do Banco Espírito Santo (BES) e que, entretanto, passaram para o Fundo Arrábida, pertencente ao Novo Banco, a Herdade da Aroeira engloba ainda um hotel, uma piscina, quatro campos de ténis e uma zona comercial, com uma série de serviços de apoio, como um consultório médico, uma parafarmácia, supermercado, papelaria, galeria de arte, entre outros.

No tempo em que ainda pertencia à família Sousa Machado, só era possível frequentar a herdade com um cartão. Agora a entrada não é tão exclusiva, ainda que a segurança esteja mais apertada.

Há quem ali vá para uma refeição mais sossegada num dos seus restaurantes, para dar um mergulho na piscina no  Verão, ou ainda para dar umas tacadas de golfe. Há também quem goste de saber onde moram os jogadores de futebol, pedindo a visita guiada aos que conhecem bem a Aroeira ou esperando à porta para os ver passar nas suas bombas.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online