“Onda” de Gabriel Calatrava é o novo espaço colectivo na Trafaria

Integrado no programa City Cortex, foi desenvolvido pela experimentadesign em parceria com a corticeira Amorim

Foi inaugurado junto ao Presídio, na Praceta do Porto de Lisboa, no dia 6 de Junho passado, o novo espaço colectivo na Trafaria. A peça “Onda” é da autoria de Gabriel Calatrava, filho do famoso arquitecto Santiago Calatrava, e insere-se no programa City Cortex, que une design, arquitectura, cidade e sustentabilidade.

O autor esteve na inauguração, para apresentar o seu projecto nascido a partir da cortiça, e os processos utilizados para trabalhar esta matéria-prima.  A “Onda” desenvolve um sistema de ocupação, para tornar-se num novo espaço colectivo, de encontro e socialização, integrando espaços de ensombramento, cadeiras e mesas. Procura-se também que a experiência do utilizador possa ser lúdica, oferecendo ao espaço urbano de uso comum a possibilidade de ser um espaço de interacção multidisciplinar e multicultural.

A peça reflecte assim outra grande questão da actualidade, a urgência em criar sombras onde o calor é uma ameaça à saúde pública, ao conforto e ao simples acto de estar. A Trafaria tem assim uma cobertura com intervalos de respiração em cortiça com a assinatura Calatrava.

Desenvolvido pela experimentadesign em parceria com a corticeira Amorim, a maior produtora de produtos de cortiça do mundo, o programa City Cortex, no qual a “Onda” está inserido, é uma investigação cultural internacional sobre as cidades do século XXI, a sua sustentabilidade, inovação e capacidade de reinvenção, a favor de uma relação mais positiva com os seus cidadãos e visitantes. Explora o potencial de uma das matérias primas mais sustentáveis que a natureza oferece, a cortiça, e a sua versatilidade de aplicação no espaço público das cidades. Encara as cidades como um organismos vivos e dinâmicos, atendendo aos desafios urbanos actuais, onde temas como segurança, protecção, coesão social, conforto, fruição, participação, sustentabilidade e gestão de recursos são essenciais. Desperta o interesse para a utilização de materiais sustentáveis, que façam parte de uma economia circular, e é também uma forma de sensibilização do público, do pontosde vista pedagógico, ético e ecológico.

O City Cortex visa também a criação de projectos originais para espaços públicos e semi-públicos das mais diversas cidades. Tomando como ponto de partida desta pesquisa a área metropolitana de Lisboa, através da experimentação in situ, os participantes reinventaram e testaram possibilidades de utilização da cortiça portuguesa e da sua indústria de transformação, expandindo os limites actuais da sua utilização.

“É para nós uma alegria muito grande receber aqui esta peça. Esta peça simboliza muito do que pretendemos aqui para a Trafaria, que é uma grande autenticidade, uma grande criatividade e uma grande inovação ao mesmo tempo, que eu acho que é isso que simboliza Almada e aqui este canto da Trafaria. É muito bom ver a comunidade envolvida”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, na inauguração, fazendo um agradecimento especial à Ensaios e Diálogo Associação (EDA), que participou trazendo cadeiras já sem uso, que foram renovadas com uma membrana de cortiça.

Em parceria com a EDA serão feitos encontros com a comunidade e, no Verão, serão realizados workshops de reciclagem de cadeiras. Os participantes trazem duas cadeiras de casa e aprendem a reciclá-las. No final, uma ficará para o espaço comunitário e a outra podem levá-la para casa.

Este projecto apoia ainda a iniciativa local de valorização da Mata das Dunas da Trafarua e Costa da Caparica, com a doação de árvores pela corticeira Amorim para o projecto Mata Viva, desenvolvido pela EDA no âmbito do PRR – Comunidade em Acção.

Guta Moura Guedes, curadora do City Cortex, referiu que a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria (JUFCT) e a CMA, também parceira do programa, gostaram da ideia e cederam o espaço onde foi instalada esta peça, denominada Onda devido às suas formas.

©Florbela Salgueiro / CMA / Um projecto original à escala urbana, desenhado para as cidades do séc. XXI.

O programa City Cortex conta com a participação de seis arquitectos e designers, reconhecidos internacionalmente, que criaram projectos e peças originais para espaços públicos ribeirinhos, unindo Belém à Trafaria. As instalações estão localizadas nestes dois locais, que convidam a reflectir sobre a relação histórica que existe entre as duas margens do Tejo e a sua ligação à cortiça.

Será ainda editado um livro sobre os projectos, que será lançado em Setembro de 2024 em Nova Iorque, a primeira cidade a acolher projectos do City Cortex em 2020.

Os estúdios convidados para dar início à pesquisa foram Diller Scofidio + Renfro, Eduardo Souto de Moura, Gabriel Calatrava, Leong Leong, Sagmeister & Walsh e Yves Béhar.

City Cortex é produzido pela corticeira Amorim, desenvolvido pela experimentadesign, e conta com o apoio à produção da Artworks.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , ,