O 25 de abril numa história de séculos

O 25 de abril (escusado dizer de 1974) foi há 51 anos. Creio que desde o próprio dia todos ficaram com a certeza de que era uma das datas fundamentais da História de Portugal. As mudanças eram grandes. Acabavam 48 anos de opressão, acabava também uma guerra que durava há 13 anos, era uma nova época. Muito se tem escrito sobre essa mudança, mas será altura de ver o que significou a longo prazo na História de Portugal.

Ler mais

O poder local democrático, uma Almada solidária e participativa

O poder autárquico democrático é uma forma de administração pública que se caracteriza pela descentralização e autonomia das autarquias locais, os municípios e as freguesias. Este modelo de gestão permite que as decisões sejam tomadas mais perto dos cidadãos, promovendo uma maior participação e envolvimento da comunidade na vida política e administrativa.

Ler mais

A crise da habitação em Almada: raízes e soluções

Com o preço médio por metro quadrado a triplicar nos últimos 10 anos, constrangimentos persistentes do lado da oferta e uma conjuntura geopolítica internacional pouco favorável, devemos encarar o problema com realismo: as perspetivas na compra ou arrendamento de casa própria em Portugal, e especialmente no nosso concelho, não são positivas daqui para a frente. O que pode então ser feito?

Ler mais

Mobilidade, limpeza pública e habitação. Executivo PS merece um veemente cartão vermelho dos Almadenses!

A poucos meses de novo ato eleitoral para as autarquias locais, os Almadenses reforçam as razões para as profundas críticas que crescentemente dirigem à gestão do PS no concelho nos últimos oito anos, que não contribuiu para a resolução de nenhum dos graves problemas do dia-a-dia da nossa população, antes os agravou.

Ler mais

Barragem contra o Pacífico

No momento em que escrevo, lembro-me da confissão de uma leitora compulsiva, que, aliás, veio a fazer desse gosto a sua vida profissional, como editora de livros, a poeta e letrista Maria do Rosário Pedreira. Para ela, que sempre leu muito desde menina, lia indiscriminadamente livros, ditos “regulares”, a grande viragem para a grande Literatura deu-se com o fascínio da escrita de Marguerite Duras, quando leu “Uma barragem contra o Pacífico”, em estilo único; bem como os temas abordados da condição humana, da violência das relações, do feminismo, do racismo, da exploração sob a forma de corrupção.

Ler mais

Queda do governo bloqueia projetos estruturais para Almada

A recente demissão do Governo, precipitada por polémicas estéreis de foro pessoal e familiar, deixou o país mergulhado numa crise política evitável. Em vez de debates sobre políticas públicas, assistiu-se a um foco desproporcionado em alegações contra o Primeiro-Ministro e o seu círculo próximo. O resultado foi a queda de um executivo que, apesar de efémero, estava empenhado em medidas importantes para o país.

Ler mais