Passagem de ano em Cacilhas com Calema e Julinho KSD

Das 22h30 do dia 31 de Dezembro às 2h do dia 1 de Janeiro de 2023, junto à Fragata D. Fernando II e Glória, à beira Tejo.

A Passagem de ano 2022/2023 na cidade de Almada realiza-se junto à Fragata D. Fernando II e Glória, à beira Tejo. Os Calema actuam pelas 22h30, seguidos do tradicional fogo-de-artíficio à meia-noite. Julinho KSD actua às 00h15, depois do fogo. A entrada é livre. Deixe o carro em casa, pois vai haver muitos condicionantes ao trânsito e aos transportes públicos em toda a zona.

A banda Calema vai aquecer os almadenses na despedida do ano velho, com kizomba e ritmos de São Tomé e Princípe. Os Calema, nome de ondulação específica da costa africana, são os irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira. Começaram a cantar muito jovens e vieram para Portugal em 2008 para continuarem os seus estudos musicais. Em 2011 foram para França com a família, onde continuaram a sua carreira musical. Três anos depois, Anselmo Ralph ficou encantado com a sua música e abriu-lhes a porta da indústria musical portuguesa. Em 2019, depois de já terem produzido três álbuns, concorreram ao Festival da Canção com o tema “A dois”. A sua canção “A Nossa Vez” foi o primeiro tema em português a chegar aos 100 milhões de visualizações no Youtube. Os Calema também são conhecidos por temas como “Onde Anda”, “Te Amo” e “O Nosso Amor”. Ao todo, já contam com cinco álbuns de estúdio, sendo que o primeiro foi lançado em 2010.

©DR / Calema é o nome de uma ondulação específica da costa africana.

O rapper de Sintra, Julinho KSD, está encarregue de dar as boas-vindas ao ano novo, com a sua batida com raízes musicais no Batuco e na Morna Cabo-Verdiana e, as palavras entoadas em crioulo, português e inglês. O músico reconhece a música caboverdiana como a sua maior influência musical, citando Jorge Neto, Gil Semedo, Gilyto e a banda Ferro Gaita, que os seus pais ouviam quando era criança, como algumas das suas influências. Júlio Lopes, nascido a 16 de Abril de 1998, mais conhecido por Julinho KSD, é um dos artistas revelação em Portugal nos últimos anos. “Sentimento Safari”, de 2019, foi o tema que deu a conhecer o nome Julinho KSD ao grande público. Com esta música alcançou um galardão de Tripla Platina, façanha que se repetiu com “Vivi Good” e “Hoje N’Ka Ta Rola”. Com “Mama Ta Xinti”, “Hoje En Sa Tá Vivi” e “Conclusão” atingiu mais três Platinas. Desde 2017, Julinho KSD é também integrante do colectivo Instinto26, grupo do qual também fazem parte KibowTrista e Yuran, amigos e artistas com os quais transporta o legado da linha de Sintra. Juntos atingiram já três galardões de Ouro com os singles “Gangsta” , “Sólido” e “Longe do Cubico”. O seu álbum “Sabi na Sabura” é disco platina. Em apenas um par de anos passou de desconhecido a ícone nacional e, pelo caminho obteve mais distinções do que muitos com décadas de carreira.

©DR / Julinho KSD é um dos artistas revelação dos últimos anos.

Condicionantes ao trânsito e transportes públicos

Devido à festa da Passagem de Ano haverá muitas condicionantes ao trânsito e aos transportes públicos em Cacilhas no dia 31 de Dezembro.

O transporte colectivo de passageiros rodoviário da Carris Metropolitana será realizado junto ao acesso à Lisnave, entre as 22h e as 2h. O metro à superfície com destino a Cacilhas, terá como última paragem a Avenida 25 de Abril, a partir das 22h. As ligações do metro ao Largo de Cacilhas serão suprimidas à meia-noite e restabelecidas após a realização do fogo-de-artifício.

Depois dos concertos na madrugada de dia 1 de Janeiro de 2023, está previsto o reforço das carreiras da Carris Metropolitana e do metro. 

Oa automobilistas terão acesso interdito entre as 22h00, de 31 de Dezembro, e as 2h30, de 1 de Janeiro à Avenida Aliança Povo MFA, junto ao acesso à Lisnave e no sentido do Largo de Cacilhas. Durante este período só é permitido o acesso rodoviário ao Largo de Cacilhas aos veículos portadores de dístico de residente, aos veículos de emergência e veículos autorizados, identificados pela organização da festa.

Tenha muita atenção caso decida deixar o carro no parque de estacionamento junto à Lisnave. Este parque  abre às 20h00 de dia 31 de Dezembro de 2022 e encerra às 2h30 do dia 1 de Janeiro de 2023. Todos os veículos aqui estacionados devem ser retirados até à hora de encerramento do parque. Os veículos que permanecerem no local além das 2h30 só poderão ser retirados a partir do dia 3 de Janeiro.

Pode consultar todos os condicionamentos ao trânsito previstos para a noite de passagem de ano em Cacilhas aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , ,

Um pensamento em “Passagem de ano em Cacilhas com Calema e Julinho KSD

Comentários estão fechados.