Passe gratuito para alunos do secundário
Plano Municipal de Transportes Escolares para o ano lectivo 2022-23 comparticipa a 100%
Foi aprovado o Plano Municipal de Transportes Escolares para o ano letivo 2022-23, na reunião de Câmara de 8 de Agosto, que prevê a comparticipação a 100% do passe de transportes para alunos do ensino secundário, que até ao momento era de 50%. O actual plano continua a manter o critério de 3 km de distância casa-escola, para que os alunos possam obter esta comparticipação.
Esta medida faz parte de políticas de apoio social que combatem o abandono escolar, garantem condições de frequência escolar às crianças e jovens estudantes e, aliviam os encargos financeiros das famílias.
O Bloco de Esquerda (BE) Almada congratulou-se com esta medida na sua página do Facebook, pois “a 21 de Junho de 2022 tinha apresentado uma Recomendação para o Alargamento da Gratuidade dos Transportes Públicos na Área Metropolitana de Lisboa, para jovens em idade escolar e estudantes do ensino superior, que foi aprovada com os votos contra do PS”. Anteriormente havia já apresentado “uma proposta de gratuidade dos transportes para todas as crianças em idade escolar (Reunião de Câmara de 18 de abril de 2022), tendo sido chumbada com os votos contra do PS e do PSD, e abstenção da CDU”.
O BE Almada defende que “A gratuidade dos transportes públicos é uma medida fundamental no garante das deslocações casa-escola, promovendo o acesso à educação; o combate às alterações climáticas, reduzindo as emissões carbónicas e; uma medida de apoio às famílias, especialmente no período de recuperação dos impactos económicos da pandemia, da inflação, e dos preços dos combustíveis.”
“A gratuidade dos transportes públicos deve ser progressiva, num quadro de investimento na mobilidade activa, de melhoria dos serviços de transportes colectivos, com foco nas pessoas e na acessibilidade. Esta gratuidade deve começar nos grupos mais vulneráveis, como os jovens, promovendo a sua emancipação e integração no espaço público.”, declara ainda esta força política no seu post.
O BE de Almada faz ainda saber que “o actual plano continua a manter o critério dos 3 km de distância casa-escola, e apelamos à Câmara que considere a sua extinção de modo a garantir o transporte público a todos e todas as jovens almadenses”
Almada, ano lectivo 2022-23, Educação, mobilidade, Plano Municipal de Transportes