Perturbações na circulação da Fertagus
Na Quinta-Feira dia 9 de Fevereiro, entre as 0h e as 24h, devido a greve dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal (IP)
A Fertagus, que liga Setúbal a Lisboa, informa no seu site que face à greve anunciada na Infraestruturas de Portugal (IP), entre as 0h e as 24h do dia 9 de Fevereiro de 2023, poderão ocorrer perturbações na circulação de comboios.”
A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), declara em comunicado que não aceitam “que nos imponham nova redução do poder de compra e que os salários nestas empresas continue a ser, cada vez mais, salário mínimo nacional”. Os trabalhadores da IP reivindicam melhores condições de vida, de trabalho e, aumentos salariais na ordem dos 100€, para que seja reposto o seu poder de compra.
“Uma vez que não foram decretados serviços mínimos pelo Conselho Económico e Social (CES), não conseguimos prever os horários que serão possíveis realizar.”, acrescenta a operadora ferroviária, que liga as duas margens do Tejo.
Após o pré-aviso de greve por parte dos trabalhadores da IP, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, reuniu com os sindicatos dos trabalhadores ferroviários, a 30 de Janeiro. O objectivo era chegar a um acordo que cancelasse a greve marcada para a próxima Quinta-Feira, mas não se estabeleceu nenhum compromisso e a greve mantém-se.
A Fertagus, que explora a linha ferroviária que atravessa a Ponte 25 de Abril, mediante o pagamento de uma taxa de utilização à IP, serve actualmente 14 estações, numa extensão de cerca de 54 quilómetros, e o seu serviço é responsável por cerca de 85 mil deslocações diárias.
Almada, CES, comboios, Conselho Económico e Social, Fectrans, Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, Fertagus, greve, IP, mobilidade, Perturbações na circulação, Transportes ferroviários
Pingback: Possíveis perturbações no serviço da Fertagus - Almada online
Pingback: Fertagus realiza apenas 25% da sua oferta - Almada online