Símbolos da Jornada Mundial da Juventude peregrinam pelo concelho de Almada
De 18 a 26 de Novembro a Cruz Peregrina e o ícone de N. Sra. Salus Populi Romani visitam as paróquias almadenses. No dia 20 celebram o Dia Mundial da Juventude no Santuário do Cristo Rei.
De 18 a 26 de Novembro a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, vão peregrinar pelas paróquias do concelho de Almada. O Dia Mundial da Juventude 2022, vai ser celebrado com os símbolos no Santuário do Cristo Rei, em Almada, no Domingo dia 20, a partir das 08h30. A 26 de Novembro os símbolos seguem para o concelho do Seixal.
Em comunicado o padre José João Aires Lobato, Administrador Diocesano de Setúbal, informa que “para esta peregrinação estão convidados todos, jovens e adultos, isto é, toda a comunidade, porque a celebração da Jornada Mundial da Juventude não se destina apenas aos jovens, mas ao rejuvenescimento de toda a Igreja. “
“Esta peregrinação já passou pelos cinco continentes e quase 90 países. Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tractores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, casas de famílias, monumentos e centros comerciais.”, informa no mesmo comunicado o Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal.
No percurso enfrentou vários obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis.
No final deste itinerário, a 13ª etapa da peregrinação nacional, a Diocese de Setúbal, na qual as paróquias do concelho Almada estão incluídas, vai receber do Comité Organizador Local (COL) da JMJ 2023, uma réplica da cruz peregrina, como memória deste caminho e estímulo até ao encontro internacional organizado pela Igreja Católica, em Lisboa, que terá a presença do Papa Francisco e de jovens provenientes de todo o mundo.
Setúbal recebeu os dois símbolos da JMJ, vindos da Diocese do Porto, onde estiveram durante o mês de Outubro, e entrega-os à Diocese das Forças Armadas e de Segurança, a 2 de Dezembro, na Base Naval do Alfeite.
A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é organizada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), um secretariado da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Dia Mundial da Juventude, 20 de Novembro, Santuário do Cristo Rei
A celebração do dia Mundial da Juventude 2022 reunirá os jovens de toda a Diocese na cidade de Almada, num dia que contará com a presença dos símbolos da JMJ.
“Sendo Solenidade de Cristo Rei e tendo na nossa diocese um Santuário a Ele dedicado, foi imediata a escolha do local onde a actividade do Dia Mundial da Juventude se realizará: o Santuário de Cristo Rei será o local de acolhimento e também de encerramento das actividades”, declara o Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal, no mesmo comunicado.
Durante o dia, as actividades decorrem pela cidade de Almada e o almoço será no Seminário Maior de São Paulo. Depois do almoço, os jovens de toda a Diocese saem com os símbolos da JMJ em procissão pelas ruas de Almada, rumo ao Santuário do Cristo Rei. Às 16h haverá Eucaristia presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
O Dia Mundial da Juventude, instituído em 1985 por São João Paulo II, assinalava-se todos anos até agora no Domingo de Ramos e desde 2021, por decisão do Papa Francisco, passou a celebrar-se na Solenidade de Cristo Rei.
Peregrinação dos símbolos em Portugal
A peregrinação dos símbolos em Portugal começou em Novembro de 2021, depois de passar por Angola, Polónia e Espanha. O itinerário pelas 21 dioceses católicas começou na Diocese do Algarve e termina no Patriarcado de Lisboa, em Julho de 2023, a diocese que recebe a JMJ de 1 a 6 de Agosto do próximo ano.
Uma delegação de jovens portugueses recebeu os símbolos dos jovens do Panamá, cidade que acolheu a última edição internacional da JMJ (2019), no dia 22 de Novembro de 2020, na Missa da Solenidade de Cristo Rei presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma.
História das Jornadas Mundias da Juventude
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
“A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro pessoal de cada jovem com Jesus Cristo e um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização.”, explica o Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal, no comunicado.
As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural, que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana. Com uma identidade claramente católica, são abertas a todos, quer estejam mais próximos ou distantes da Igreja.
A JMJ Lisboa 2023 será o 16º encontro internacional . “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) é o tema da JMJ de 2023 e, é um convite da Igreja Católica aos jovens, para se levantarem e caminharem em direcção aos pobres.
A história dos símbolos
A Cruz peregrina, com 3,8 metros de altura e feita em madeira, foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e confiada pelo Papa São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo.
Tem-se afirmado como um sinal de esperança em locais particularmente sensíveis. Em 1985, esteve em Praga, na actual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa. Pouco depois do 11 de Setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3000 pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil.
A cópia do ícone de Maria Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços e, é considerada pelos católicos protectora do povo romano, foi confiada aos jovens em 2003 pelo Papa João Paulo II, como símbolo da presença de Maria junto deles.
Esta réplica do ícone mariano, com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália: a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes.
O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado frequentemente pelo Papa Francisco, que lhe tem especial devoção, que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica. O ícone foi restaurado há poucos anos.

Programa* da peregrinação dos símbolos no concelho de Almada
O programa da peregrinação dos símbolos da JMJ foi preparado por sacerdotes e jovens e, é o seguinte para o concelho de Almada:
18 de Novembro
10h30: Exposição dos Símbolos no Jardim da Criança com apresentações de teatro e música apresentada pela Comunidade Católica Shalom (Cova da Piedade)
14h30: Visita à Residência Nossa Senhora da Esperança (Cova da Piedade)
16h00: Exposição dos Símbolos no Largo 5 de Outubro (Jardim da Cova da Piedade) com música, animação e jogos
19h00: Eucaristia (Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Laranjeiro)
21h00: Exposição dos Símbolos e Celebração da Palavra na Praça São João Batista, Almada
22h30: Procissão até à Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Cacilhas
23h30: Via Sacra na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Cacilhas, existindo posteriormente uma ceia partilhada
19 de Novembro
00h00: Visualização de filme, oração e actividades no Salão Paroquial de Cacilhas
08h00: Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Cacilhas
09h30: Exposição dos Símbolos em frente à Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Rua Cândido dos Reis, Cacilhas
10h30: Visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas
12h00: Exposição dos Símbolos em Cacilhas com animação
14h30: Recepção dos Símbolos na Igreja de São José Operário, Feijó
15h00: Passagem dos Símbolos no recinto da Igreja de São José Operário, Feijó
18h30: Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Almada
20h30: Recitação do terço na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Almada
21h00: Via Sacra e Adoração na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Almada
20 de Novembro
09h30: Exposição dos Símbolos e actividade na Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, Pragal
13h00: Exposição dos Símbolos no Seminário de Almada
14h30: Procissão do Seminário de Almada ao Santuário de Cristo Rei (no âmbito da actividade do Dia Mundial da Juventude)
16h00: Eucaristia campal no Santuário de Cristo Rei, presidida por D. Américo Aguiar
21 de Novembro
09h30: Visita ao Externato Frei Luís de Sousa com actividades variadas
14h00: Visita ao Seminário Maior de São Paulo, com dinâmicas
22 de Novembro
08h30: Acolhimento dos Símbolos na Estação de Metro e Comboios do Pragal
Colocação dos mesmos numa “Tenda de encontro” que permanecerá ao longo do dia no átrio junto das escadas rolantes, até cerca das 21h30
23 de Novembro
08h30: Exposição dos símbolos da estação dos Barcos Trafaria
11h00: Visita aos Bombeiros Voluntários da Trafaria
12h00: Visita à Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz com celebração da Eucaristia e Confissões
15h30: Recepção dos símbolos no largo junto à Igreja Matriz (Costa da Caparica)
16h00: Apresentação da JMJ e dos símbolos à comunidade paroquial
18h30: Celebração da Eucaristia com animação dos jovens
21h30: Celebração da Eucaristia na capela do 2º Torrão
24 de Novembro
10h30: Visita ao Colégio Campo de Flores
12h00: Celebração da Eucaristia com confissões no Auditório da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT, Monte de Caparica)
15h30: Visita ao Centro Paroquial da Vila Nova da Caparica
16h30: Visita ao Solar Santa Margarida
21h15: Noite de Testemunho JMJ na Igreja de Nossa Senhora do Livramento (Sobreda)
25 de Novembro
21h00: Concerto na Paróquia da Nossa Senhora da Rosa (Charneca de Caparica)
26 de Novembro
10h00 às 20h00: Catequeses paroquiais visitam os Símbolos na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Vale de Figueira)
21h30: Vigília de Despedida dos Símbolos na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Vale de Figueira)
*o programa pode estar sujeito a alterações de última hora
Almada, Catolicismo, concelho de Almada, Cruz Peregrina, Dia Mundial da Juventude 2022, Diocese de Setúbal., Fé, ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, Igreja Católica, JMJ, paróquias, peregrinação, Religião, Santuário do Cristo rei, símbolos da Jornada Mundial da Juventude