Sobreda | Tudo o que é sólido dissolve-se no mar

Uma instalação escultórica efémera de Rita Pereira, patente até 30 de Abril no Solar dos Zagallos

“Tudo o que é Sólido dissolve-se no Mar” é uma instalação efémera de Rita Pereira, que pode ser vista no Solar dos Zagallos até dia 30 de Abril. A entrada é livre.

Vivemos uma Hiper digitalização do nosso quotidiano. Vemo-nos cada vez mais como espectadores. Movemo-nos para a desmaterialização dos nossos corpos que antes agiam como criadores das estruturas de sustento e autogestão.

Este é um projecto escultórico efémero que, por acção da força da natureza, se desintegra no meio envolvente. A obra exerce uma comparação assertiva à erosão de ofícios e conhecimentos ancestrais.

Estabelece-se o ritmo do processo artesanal no fabrico de tijolo. Uma actividade com importância estrutural para o futuro e que se encontra cada vez mais em declínio. Sem capacidade de competir com os rápidos processos da indústria, torna-se num artefacto.

Esta instalação age como um manifesto sobre memória/esquecimento. Sobre a arquitectura que sabe sustentar a fertilidade da Terra e é capaz de nos dar ferramentas para nos tornarmos comunidades independentes, interligadas com as nossas tradições e nutridas de conhecimento e partilha.

Solar dos Zagallos
Largo António Piano Júnior, 2815-761 Sobreda
Telefone: 212 747 000 | E-mail: solar@cm-almada.pt

Horário
Quarta a sábado: 10:00 – 12h00 | 14h00 – 17h00
Domingos: 14h00 – 17h00

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,