Sons de Outono – Festival de Música de Almada 2022
De 3 de Setembro a 1 de Outubro a música erudita invade Almada
De 3 de Setembro a 1 de Outubro volta o Sons de Outono – Festival de Música de Almada 2022 e, a música erudita marcará o ritmo dos finais de tarde de Sábado em diversas salas almadenses. Este ano o tema do Tempo leva-nos a uma cronologia da história da música, abrangendo em cada concerto uma época (Tempo) diferente, do Medieval ao Contemporâneo. A entrada é livre, mas condicionada à lotação permitida na sala. Todos os concertos realizam-se às 19h, sendo a entrada feita por ordem de chegada, com abertura de portas às 18h30.
Depois de completar uma trilogia no ano anterior (Vontade, Conhecimento, Destino), 2022 marca o início de uma nova tríade neste 23º Sons de Outono, onde Tempo (2022), Modo (2023) e Palavra (2024) serão os temas da programação. O Tempo, é também o mote de inspiração e reflexão do que se irá proporcionar através dos concertos. Com destaque para a apreciação do tempo rítmico e dos vários andamentos, ou movimentos, que definem a velocidade da música há vários séculos, propõe-se uma analogia com as nossas vidas.
A organização programou para este ano, cinco concertos distintos que fazem viajar pela diversidade da música erudita em espaços de forte identidade cultural da cidade, como é o caso do Salão de Festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, ou que permitem fazer “renascer” lugares há muito acarinhados pelos almadenses como o Salão das Carochas, na antiga Ermida do Espírito Santo.
A sala da Incrível Almadense recebe o primeiro concerto, no dia 3 de Setembro, com a orquestra Real Câmara, dirigida pelo maestro Enrico Onofri. No dia 10, é a vez do Quarteto Prana fazer entoar Haydn, Beethoven e Schubert no Salão das Carochas, na antiga Ermida do Espírito Santo. Esta é também a sala escolhida para o concerto de dia 24, onde as harpistas Carolina Coimbra e Beatriz Cortesão interpretam peças barrocas, clássicas e modernas. No dia 17, o Solar dos Zagallos é palco para a sonoridade contemporânea do Trio Touchez. O festival encerra com obras medievais que a mezzo soprano, Katalin Károlyi, irá interpretar na Igreja da Misericórdia, no dia 1 de Outubro.
O festival, anteriormente intitulado “Sons de Almada Velha” é organizado pela Câmara Municipal de Almada desde 2009 e tem como objectivo trazer à cidade concertos gratuitos de música erudita em espaços menos convencionais para este fim.
Fique com o alinhamento, respectivos locais e temáticas de cada espectáculo e consulte, aqui, o programa completo. Veja também o mapa dos locais dos concertos e os estacionamentos que existem por perto.
3 de Setembro, 19H00
Incrível Almadense
Barroco
Real Câmara – Orquestra Barroca
10 de Setembro, 19H00
Ermida do Espírito Santo, Salão das Carochas
Clássico e Romântico
Quarteto Prana
17 de Setembro, 19H00
Solar dos Zagallos
Contemporâneo
Trio Touchez
24 de Stembro, 19H00
Ermida de S. Sebastião
Barroco, Romântico, Impressionista E Moderno
Harpas: Beatriz Cortesão e Carolina Coimbra
1 de Outubro, 19H00
Igreja da Misericórdia
Medieval
Katalin Károlyi, voz (mezzosoprano)
Direção Artística:
Fernando Pêra